Governador Domingos Filho entrega primeira estação central do Metrô de Fortaleza à população
Avança em mais uma etapa a realização do sonho do Metrô de Fortaleza. Nesta quarta-feira (24), a primeira estação central, a São Benedito, foi entregue à população. O trecho vai da estação Benfica a São Benedito e inaugura a 16ª estação da Linha Sul, que sai de Pacatuba e vai até o Centro da Capital, com cerca de 24 quilômetros de extensão. “Esse percurso feito de ônibus dura cerca de duas horas. Com o Metrô, são apenas 28 minutos, significando mais qualidade de vida e mais tempo com a família para os trabalhadores”, comemorou o governador em exercício, Domingos Filho.
Localizada ao lado da igreja de São Benedito, na Avenida Tristão Gonçalves com Rua Clarindo de Queiroz, a Estação São Benedito é a primeira das três estações da Linha Sul no Centro de Fortaleza. Nesse primeiro momento, as viagens serão feitas das 8 horas às 12 horas, gratuitamente, de segunda-feira a sexta-feira. Para ter início a operação comercial, falta apenas concluir mais duas estações: José de Alencar e Chico da Silva, também no Centro. “Essa é uma obra que começou em 1999 e que os moradores de Fortaleza e Região Metropolitana já não tinham esperança de ver o Metrô funcionando. O projeto inicial não ia até o Centro, foi preciso muita dedicação do Governo do Estado para viabilizar a obra e trazê-la para o Centro da cidade”, concluiu o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele. Ele destacou ainda que, a exemplo da eleição no primeiro turno, o Metrô vai funcionar no próximo domingo (28), das 8 horas às 18 horas.
Serão 37 quilômetros em toda a extensão do Metrô de Fortaleza. Segundo Domingos Filho, nas proporções de população, esse será o maior metrô do Brasil. De acordo com o presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, “temos um equipamento de primeira, que não deve nada a nenhuma grande cidade. Estamos havançando também nas obras do ramal Parangaba-Mucuripe, que deverá entrar em funcionamento no final de 2013, com cerca de 13 quilômetros de extensão”. Serão construídas no Ramal dez estações, sendo que as da Parangaba e do Papicu possuem projeto diferenciado, uma vez que permitirão a integração com os terminais de ônibus. As demais estações serão localizadas no Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales, Mucuripe e Iate.
Linha Sul
Na última semana, a operação assistida na Linha Sul do Metrô de Fortaleza completou quatro meses de funcionamento, chegando a uma média de quase 5 mil passageiros por dia. Ressalte-se que este número diz respeito apenas ao período da manhã, pois é quando há disponibilização do equipamento para teste da população. Até o momento, cerca de 300 mil pessoas já utilizaram o serviço que permanece gratuito até meados de 2013, quando está previsto o início da operação comercial. O investimento total na obra é de R$ 1,8 bilhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário