A importância da universalização dos serviços de saneamento básico entre os municípios cearenses foi destacada pelo secretário das Cidades, Camilo Santana, durante a entrega dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) aos prefeitos de cidades com até 20 mil habitantes. “O Plano [Municipal de Saneamento Básico] vai nortear as ações dos gestores das cidades. É um documento objetivo que oferece uma visão sobre a situação do município, além de mostrar o que precisa ser feito para resolver a questão da universalização do serviço”, expõe Camilo.
O PMSB é o resultado concreto do Convênio de Cooperação Técnica firmado entre a Secretaria das Cidades, Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Cagece, Agência Reguladora dos Serviços Delegados do Estado do Ceará (Arce) e Prefeituras. O objetivo da iniciativa consiste no apoio técnico na elaboração de planos municipais de saneamento. “Os parceiros nessa ação têm expertise e, quando somam esforços, tornam possível dar esse grande passo numa questão tão relevante. O saneamento básico representa qualidade de vida para as pessoas. Por isso é igualmente importante para o Município e para o Estado”, reforça o secretário das Cidades.
Nesta primeira etapa do Convênio foram atendidos os municípios de Ipaumirim, Morrinhos, Mulungu, Aratuba, Quiterianópoles, Poranga, Saboeiro, Caridade, Graça, Granjeiro, Paramoti, Barreira, Croata, General Sampaio, Hidrolândia, Ibicuitinga, Monsenhor Tabosa, Mucambo, Palhano e São Luís do Curu. Outros 32 municípios cearenses (entre eles o município de Tejuçuoca) com até 20 mil habitantes já iniciaram o processo de elaboração de seus PMSB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário