Reportagem do Jornal Diário do Nordeste
Caderno de Turismo - 01/05/2009
Modo de vida no campo na Luz do Sol
Tejuçuoca, no Vale do Curu, conhecida pelos mistérios que se escondem nas grutas do Parque Ecológico Furna dos Ossos, tem como opção a Fazenda Hotel Luz do Sol, instalado no distrito de Retiro, a 23 quilômetros da sede do município.
Inaugurado no ano de 2000, o equipamento hoteleiro faz parte da Fazenda Retiro, da família do patriarca João Estêvão Mota. Foi desta fazenda que nas últimas décadas do século passado teve início a formação do distrito de Retiro, que conta atualmente com quatro mil habitantes. Nos últimos anos, a Luz do Sol vem recebendo grupos para passarem o dia em contato com a natureza. Alemãs, holandeses, franceses, espanhóis e cearenses já experimentaram o prazer do turismo rural. Outro grande público da fazenda hotel são estudantes oriundos de várias escolas de Fortaleza e de outras cidades cearenses que vão até a fazenda praticar uma verdadeira ´aula de campo´.
Na Luz do Sol, onde a harmonia caminha entre o sertão e a cidade, os visitantes têm a oportunidade de conhecer projetos como o aprisco (criação de bode) e o projeto mandala (sistema integrado de produção de alimentos). A Fazenda Hotel está encravada numa área de 150 hectares da propriedade rural, com oito apartamentos para hospedagem, com ar, TV e frigobar, restaurante com farta comida regional, no qual ovinos e caprinos são os pratos principais.
São diversas as opções para quem quer manter contato com a vida do campo. Lá é possível andar a cavalo, passear de charrete, ordenhar cabras e vacas, saborear sucos de frutas da época colhidas no pomar da fazenda, visitar hortas, plantações de mandioca e de plantas medicinais e conhecer o minizoológico, com espécimes exóticas como avestruz, ema, tejo (grande lagarto sertanejo do qual surgiu o nome da cidade) e peba (ou tatupeba). O local apresenta, ainda, piscina, sala de jogos e quadra de esportes.
Guto Mota, um dos administradores da Luz do Sol, explica que para estudantes, grupos de melhor idade e grupos e excursões, a Fazenda Hotel apresenta uma programação específica de dois dias. No primeiro dia pela manhã, o grupo vista a Farmácia Viva e conhece algumas plantas medicinais; em seguida, almoça no restaurante regional. Após o almoço, há apresentações diversas como danças regionais e forró pé-de-serra. O resto do dia é livre para andar de charrete e visitar as dependências da fazenda.
No segundo dia, a turma é convidada a acordar cedinho, por volta da 5h30 da manhã, para tirar leite de vaca e de cabra. Após o café, todos seguem para o Parque Ecológico da Furna dos Ossos. ´É bastante divertido, pois o visitante conhece o verdadeiro modo de vida no campo´, ressalta Guto Mota. A Luz do Sol opera com regime de diárias com direito a café da manhã e em feriadões e fins de semana pratica o sistema de pensão completa.
Para chegar a Tejuçuoca, o melhor acesso a partir de Fortaleza é pela BR-222 até Croatá e de lá seguir pela CE-341. Em Tejuçuoca, observar as placas que indicam a estrada para o distrito de Retiro.
SAIBA MAIS
Fazenda Hotel Luz do Sol
Retiro - Tejuçuoca
Informações: (085) 3323.2011 e 3219.1770
E-mail: tejubol@hotmail.com
OUTRAS REPORTAGENS
Reportagem Diário do Nordeste - Caderno Turismo - 01/05/2009
Reportagem Diário do Nordeste - Caderno Turismo - 01/08/2008
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=559670
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=559670
Nenhum comentário:
Postar um comentário