sábado, 3 de outubro de 2009

Câmara Federal homenageia o Dia do Vereador


Em sessão solene realizada no Congresso Nacional na Câmara dos Deputados em Brasília na tarde desta sexta-feira(02/10/2009) para comemorar o Dia Nacional do Vereador (1º de outubro), o deputado Cleber Verde (PRB-MA) ressaltou que os vereadores foram os primeiros cidadãos com efetivo exercício político no Brasil, tendo a primeira eleição para o cargo ocorrido em 1532, na Vila de São Vicente. O parlamentar, que propôs a solenidade, ressaltou que as câmaras tiveram uma importância vital para o Brasil, transcendendo a manutenção do poder português, pois, em sua forma de organização, defendiam os interesses da coletividade. Em mensagem lida por Cleber Verde, o presidente da Câmara, Michel Temer, que estava em Copenhagen, destacou que o fato de a Casa comemorar a data nacional consagrada ao vereador põe em evidência o reconhecimento a esse "interlocutor insubstituível" dos cidadãos. "Mostra-se, sem alarde e naturalmente, a encarnação, por assim dizer, mais presente do poder público, no que este tem a ouvir, compreender, interpretar e transformar as demandas populares em respostas. Tão prontas quanto possível, tão eficazes quanto exigem as necessidades do município onde está sua esfera de atribuições."
O Vereador Guto Mota de Tejuçuoca-Ce esteve presente fazendo parte da mesa diretora que presidiu a sessão solene de homenagem ao Dia do Vereador. Segue discurso do Vereador Guto Mota na Tribuna da Câmara Federal:(segundo Taquigrafia Oficial da Câmara Federal)
"O SR. PRESIDENTE (Cleber Verde) - Dando continuidade, vamos passar a palavra, representando os Vereadores, ao Vereador João Augusto Goes Mota, por até 5 minutos.
O SR. JOÃO AUGUSTO GOES MOTA(GUTO MOTA) - Sr. Presidente, Deputado Cleber Verde, Deputado Flávio Bezerra, do Estado do Ceará, colegas Vereadores Edilson e Eranildo, de Viçosa, é com muita honra que participo desta sessão solene em homenagem ao Dia do Vereador.
Eu sou Vereador de Tejuçuoca um Município novo do Estado do Ceará, com apenas 21 anos de emancipação política, mas que é bem representado, que tem uma Câmara de Vereadores que trabalha e que é atuante. Eu vou utilizar uma expressão do Presidente da UVC, o colega Vereador de Caucaia, Deuzinho Filho, que sempre afirmou que o Vereador é aquele que vê a dor. Realmente, nós estamos na ponta, em contato com os eleitores, com as pessoas, resolvendo problemas que às vezes não são da alçada do Vereador, mas nós que somos políticos somos assim: temos de estar sempre lutando, tentando melhorar, lutando pelos nossos municípios e pelas pessoas que nos confiaram o cargo de Vereador. Eu fico muito grato por participar desta sessão solene e parabenizo o Deputado Cleber Verde, do Maranhão, por essa iniciativa. É uma satisfação estar aqui hoje, na Câmara dos Deputados, nesta sessão solene. Boa tarde a todos. Muito obrigado.(palmas)"
Fonte: http://www.camara.gov.br/internet/sitaqweb/discursosFrame.asp (taquigrafia oficial da Câmara Federal) http://www2.camara.gov.br/internet/homeagencia/materias.html?pk=140940 (noticia da Câmara Federal)

Participar de uma sessão solene em Brasília na Câmara Federal em homenagem ao Dia do Vereador representando a Câmara Municipal de Tejuçuoca já é uma grande honra. Agora fazer parte da Mesa Diretora que presidiu a sessão e ainda fazer um discurso na Tribuna da Câmara dos Deputados transmitido AO VIVO para todo Brasil pela TV CAMARA é uma honra maior ainda. Agradeço a Deus por essa oportunidade.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009