domingo, 17 de maio de 2009

Parque Ecológico de Furna dos Ossos


Os moradores da Serra da Catarina que eles chamam Catirina em Tejuçuoca a 155 quilômetros de Fortaleza, tem uma história interessante para contar sobre a localidade dizem que, no começo do século existia pelas bandas de Irauçuba, um coronel chamado Pedro Barroso Valente. Quando Barroso queria eliminar um jagunço ou alguém a pedido de amigos, enviava essa pessoa para a Serra da Catarina, com um bilhete no bolso ordenado sua morte. Como os jagunços não sabiam ler pensavam que se tratava de uma carta de recomendação para trabalhar. Após o assassinato, o corpo era enterrado entre as grutas, daí surgiu o nome de furna dos ossos.
Lenda ou não, o certo é que a serra da Catarina a 10 quilômetros da sede do município, virou atração para estudiosos, arqueólogos e também local de romarias. Muitos vão pagar promessas em uma das cavernas, onde, há 45 anos foi colocada uma imagem de Nossa Senhora das Graças, e mais recente, foi feito um pequeno altar para Nossa Senhora Aparecida. Isto faz parte das comemorações da implantação oficial do Parque Ecológico de Furna dos Ossos.
Com uma área avaliada em 1200 hectares, rica em flora próprias da caatinga (Cedro, Jatobá, Mucunã, Marmeleiro, Jurubeba, Graúna, João de Barro, Rouxinol, macaco prego e até Onça vermelha) o parque está sendo conservado pela própria comunidade, graças à iniciativa do artista plástico e designer Eliseu Joca, 43. Como gosta do local onde vivem seus pais, ele decidiu iniciar, há três anos, um trabalho de conscientização sobre a preservação da serra. Depois de muito trabalho, deu certo. Atualmente, no local não se encontram sinais de depredações ou lixo.
Desde que a comunidade passou a reconhecer a serra da Catarina como seu ponto de atração turística, através das particularidades do seu parque ecológico como a furna dos ossos, muita coisa mudou no pensamento comunitário", diz Elizeu Joca que, além do templo das orações, tem um projeto para construir o mirante do labirinto situado no topo do serrote, permitirá a visão mais panorâmica do local.

História de Tejuçuoca

Na língua Tupi-Guarani, Tejuçuoca quer dizer morada de "Teju" ou morada do "Tejuça". Uma espécie de lagarto muito comum na região. Distrito criado com a denominação de Tejuçuoca, por ato estadual de 1818, subordinado ao município de São Francisco. Em 1943, o município de São Francisco passou a denominar-se Itapagé. Em 1968, Tejuçuoca vira distrito de Itapagé. Precisamente em 13 de Janeiro de 1987 é elevado à categoria de município com a denominação de Tejuçuoca. Constituído de 2 distritos: Tejuçuoca e Caxitoré. Instalado em 01-01-1989. O município de Tejuçuoca situado na região do Vale do Curu, semi-árido cearense, distancia-se 127km, em linha reta, da capital, Fortaleza. Tem os seguintes municípios como limítrofes: ao norte, Itapajé e Irauçuba; ao sul, Irauçuba e Canindé; ao leste, General Sampaio, Apuiarés, Pentecoste e Itapajé e a oeste, Irauçuba. Acesso Rodoviário através da BR-222 e CE-168.
Possui área absoluta de 750,60km², o clima é tropical quente semi-árido, a pluviosidade (MM) é de 659, 5, a temperatura média(C°) é de 26° a 28° e o período chuvoso é de janeiro a abril. A população total de 15.063 habitantes no município, de acordo com dados do censo do IBGE/2007. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,611, o Índice de Desenvolvimento Municipal(IDM) é de 19,43, ocupando a 131 posição no ranking e o Produto Interno Bruto(PIB) per capta(R$ 1,00)1.329. Em se tratando das políticas públicas, no que se refere à saúde o município conta com 14 unidades de saúde ligadas ao Sistema Único de Saúde, distribuídas da seguinte forma: 07 postos de saúde, 03 consultórios médico/odontológico, 01 unidade mista, 04 unidades de Saúde da Família e 01 hospital. No que concerne à Educação, Tejuçuoca conta com 48 escolas municipais e 01 escola estadual, abrangendo Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, conforme informações da Secretaria de Educação Básica (SEDUC)/2007. Já a Assistência Social, destinada às minorias, desenvolve ações para segmentos diferenciados como crianças e adolescentes, idosos, mulheres, deficientes e a população carente do município, através de programas e projetos municipais, estaduais e federais. Vale ressaltar que o município de Tejuçuoca tem uma boa representação da sociedade civil, já que conta com os Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente, Assistência Social, Educação, Saúde, Trabalho, Desenvolvimento Sustentável e Conselho Tutelar. A base da economia de Tejuçuoca é a agricultura familiar, sendo seguida pela criação de animais de pequeno porte, o comércio e os serviços públicos. Por conta das condições climáticas naturais da referida região, com longos períodos de estiagem e seca, grande parcela da população fica prejudicada, agravando o quadro de empobrecimento e exclusão social do município, aumentando os índices de fome no município. Assim, faz-se necessário, desenvolver ações emergenciais com a finalidade de minimizar as condições supracitadas.

Fazenda Hotel Luz do Sol

Fotos Hotel Fazenda Luz do Sol





Fazenda Hotel Luz do Sol


Venha desfrutar as belezas que só o Sertão pode oferecer!
Conheça nossos Atrativos
Suítes na casa grande e seis Chalés;
Passeio de charrete (para todas as idades);
Ampla área de lazer, esporte e entretenimento;
Restaurante com culinária regional e casa do queijo;
Criação de animais exóticos;
Casa da Bordadeira, "Museu da história do Retiro". Farmácia Viva e Projeto Jovem Cidadão (bordado Florescer e brinquedos de madeira).
Aprecie nossa Culinária regional
Nossos pratos são elaborados especialmente para satisfazer o paladar dos nossos clientes. Venha degustar as comidas típicas do sertão, saboreie carnes (caprinos e ovinos), queijos, geléias, tapiocas e o tradicional feijão verde.
Tenha conforto e privacidade
Os chalés são aconchegantes, privativos e decorados com peças do artesanato de Tejuçuoca, compondo assim, um ambiente agradável para seu repouso.
Não perca tempo, faça já a sua reserva e passe maravilhosos momentos em nossa
"Fazenda Hotel Luz do Sol". Teremos o maior prazer em atendê-los.

Fazenda Hotel Luz do Sol - Tejuçuoca - CE

Fone/fax: (85) 3323-2011

Email: tejubol@hotmail.com

TEJUBOL – Copa de Futebol de Tejuçuoca


São muitas as razões para você conhecer Tejuçuoca, município da região norte do Estado do Ceará, a 144km de Fortaleza, que adotou o bode como marca e estratégia de progresso. No Turismo, destaca-se o Parque Ecológico Furna dos Ossos, o qual tem atraído grande número de turistas e pesquisadores do Brasil e exterior, devido à fauna e flora exóticas e desconhecidas do grande público. No Artesanato, revela-se a diversidade de técnicas, como o bordado à mão, o patchwork, as bonecas de pano, os brinquedos e utensílios de madeira e os artefatos de couro, nas quais se expressam a cultura e o talento de quem vive no semi-árido. Do amplo calendário de eventos populares municipal, chamamos atenção para o Festival de Quadrilhas, em junho, e a Festa dos Animais, em outubro, que enchem os olhos dos visitantes com o colorido das vestimentas características. Graças ao Turismo e as melhorias feitas no município de Tejuçuoca a população cresceu bastante. Sendo que a grande maioria da população é formada de por crianças e jovens. Por isso se torna muito importante o incentivo ao esporte no município e nos distritos. O esporte mais praticado em Tejuçuoca é o futebol, o município conta com quadras e campos de futebol em todos os distritos. Na sede são 04 quadras de futebol de salão e 04 campos de futebol públicos e privados. Alem do Estádio Municipal. Desde 2007 é realizado o TEJUBOL - Copa de Futebol de Campo de Tejuçuoca evento que é sucesso absoluto de público. Temos uma média de 2.000 pessoas por partida e na grande final de 2008 tivemos um público superior a 7.000 pessoas. A Copa ocorre com 20 equipes da região que jogam durante 05 finais de semanas em jogos aos sábados e domingos no Estádio Municipal de Tejuçuoca - Coelhão. Ao todo são 400 atletas amadores, 100 pessoas de apoio aos times, 10 pessoas da organização, 4 Juizes e 8 Bandeirinhas. Alem disso o evento é aberto ao público – sem cobrança de ingresso no estádio. O evento mobiliza o município de Tejuçuoca todo, contando com equipes de todas as localidades. São apresentadas as equipes em desfile aberto pela cidade na abertura do evento. Na fase final temos a presença de olheiros de grandes times do estado para analisar o desempenho dos jogadores e dependendo de seu desempenho podendo até ser contratado para um grande time.

TEJUBOL – FUTEBOL E DIVERSÃO EM TEJUÇUOCA!

TEJUBODE 2009


Fotos Tejubode











História do Tejubode – Feira de Ovinos e Caprinos de Tejuçuoca


São muitas as razões para você conhecer Tejuçuoca, município da região norte do Estado do Ceará, a 144 km de Fortaleza, que adotou o bode como marca e estratégia de progresso.
Tejubode - Feira de Ovinos e Caprinos de Tejuçuoca-Ce. Mais porque esse nome? Tejubode é a mistura do nome da cidade "Tejuçuoca" com o animal bode, animal criado pela maioria dos produtores rurais do município. Esse nome foi criado em 2001 quando a Prefeitura de Tejuçuoca, na pessoa do prefeito João Mota, resolveu fazer a 1ª Feira de Ovinos e Caprinos de Tejuçuoca, mais não queria criar apenas uma feira e sim uma grande feira que desde o começo fosse diferente e para fugir um pouco do padrão, por isso criou-se o nome TEJUBODE. No inicio o nome parecia um pouco estranho, mais graças a esse nome "diferente" e uma estratégia de marketing planejada e eficiente conseguimos atrair os grandes meios de comunicação. Desde 2002 o Tejubode está no calendário oficial de eventos do Ministério da Agricultura e da Secretaria de Agricultura do Estado do Ceará. E na sua 8ª edição, o Tejubode já é um evento conhecido nacionalmente e com a presença dos melhores animais do norte-nordeste, alem de ser uma feira com grande numero de animais expostos.
Parque de Exposições Joãozão, considerado um dos melhores do Estado, com capacidade para 50 mil visitantes, estacionamento para 2.000 carros, 04 restaurantes, 12 Quiosques de alimentação, amplo espaço para realização de palestras e cursos, Forró do Bode para 20.000 pessoas alem de estrutura de banheiros, limpeza, segurança, etc. Oferecendo excelentes instalações para os animais em exposição, aos participantes dos cursos e também aos forrozeiros. Na 7ª edição que ocorreu em Maio de 2008 teve um numero recorde de negócios. O volume de negócios superou a marca de R$ 1.500.000,00 (Um Milhão e Quinhentos Mil Reais) que é um numero surpreendente para uma feira de animais com apenas 07 anos e que só comercializa ovinos e caprinos. Em 2008 tivemos a presença de 400 empresários rurais representantes de todas as regiões do nordeste e cerca de 5.000 animais expostos. O Tejubode 2008 foi um verdadeiro sucesso e em 2009 na 8ª edição da Tejubode promete ser uma feira ainda maior e com um maior numero de negócios.
Na parte festiva o TEJUBODE 2008 foi um sucesso absoluto, pela primeira vez o evento foi 100% Gratuito – com a mesma qualidade de uma festa pagante – 120 seguranças, 30 banheiros químicos, palco, gerador e som de primeira qualidade. Em 2008 tivemos 03 dias de muito forró com as bandas: Aviões do Forró, Furação do Forró, Nildinha e Amor Cearense, Forró Pop, Chico Pessoa, Waldonys, Dedim Gouveia, Forró Arretado, Forró do Mela Pinto, Forró Balanço Sensual e ainda 12 trios de forró pé de serra. Foram 72 horas de forró sem intervalo. Tivemos um publico circulante estimado em 50 mil pessoas.
O TEJUBODE 2009 vai ser ainda maior com grandes bandas, excelente estrutura, muita segurança, muita diversão e um publico cada vez maior. TEJUBODE uma festa que faz a nossa Tejuçuoca crescer.TEJUBODE mais que uma feira ou festa, uma idéia de desenvolvimento.

TEJUBODE 2009 ... 30,31 de Julho – 01 e 02 de Agosto!

Radio São Pedro FM 98,7

Fotos Cursinho TEJUVEST

Cursinho Pré-Vestibular TEJUVEST

O QUE É O TEJUVEST?
O TEJUVEST é um Cursinho Pré- Vestibular de Tejuçuoca. TEJUVEST é o Primeiro Cursinho de Tejuçuoca, é 100% popular ou seja não é cobrada nenhuma taxa. Nosso público alvo são estudantes de baixa renda que já terminaram o ensino médio e ainda não estão cursando um nível superior.

QUEM SÃO SEUS IDEALIZADORES?
O TEJUVEST foi elaborado, idealizado e realizado por Guto Mota, José Carlos e Cristovão e amigos. Foi pensando em criar oportunidades, aos jovens que terminaram o Ensino Médio, de entrarem em Universidades Públicas e Privadas e para que possam competir em pé de igualdade em Concursos Públicos.

QUANDO COMEÇOU A FUNCIONAR?
O CURSINHO TEJUVEST funciona desde de Março/2009.

OBJETIVO GERAL
Objetivo Geral é oportunizar ao jovem de baixa renda o ingresso em Universidades Públicas e Privadas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Oferecer Ensino de Qualidade, Despertar no jovem a importância do ensino superior, dar oportunidade a novos professores.

META
Atender á 400 (Quatrocentos) jovens por ano.

REALIZAÇÃO
Vereador Guto Mota & Guto Mota Produções

PARCEIROS
Prefeitura Municipal de Tejuçuoca - Prefeito Edilardo Eufrásio
Secretário de Educação Francisco Carlos
Secretária Ação Social Irene Mota
Professor Elinardo
Dir. da FECLESC/UECE - Dr. Jorge Alberto

Imagens de Tejuçuoca




Resultado Eleições 2008

Resultado Prefeito – Eleições 2008 – Tejuçuoca - Ce

Edilardo - PSDB - 62% - 6.706 votos válidos

Zélia Mota - PSB - 37% - 4.072 votos válidos

Votos nulos: 622 (5%)

Votos brancos: 117 (1%)

Abstenções: 1.171 (9%)

Resultado Vereador – Eleições 2008 – Tejuçuoca – CE

Valmar Bernardo – PTB – 07,33% - 800 Votos

Dedé Brasileiro – PTB – 06,73% - 734 Votos

Guto Mota – PTB – 06,48% - 707 Votos

Mota Filho – PSDB – 06,47% - 706 Votos

Elso – PSDB – 06,31% - 693 Votos

Britinho – PSB – 05,39% - 588 Votos

João Matos – PSB – 05,01% - 546 Votos

Zé Sidor – PPS – 03,91% - 427 Votos

Barbosa – PR – 03,20% - 349 Votos


Oi Pessoal,

Esta é a minha primeira postagem no meu Blog. Criei este Blog com o intuito de informar a todos os interressados as noticias do municipio de Tejuçuoca, histórias de Tejuçuoca e relatar as minhas ações como Vereador deste municipio.


Grande abraço


Guto Mota