quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Tejuçuoca está entre os 20 municípios com os menores Índices de Desenvolvimento Municipal do Ceará




O índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) do Estado do Ceará avançou entre 2009 e 2010, quando passou de 0,7129 para 0,7333 pontos (+2,9%). Com isso, o Estado confirmou a classificação de desenvolvimento moderado, manteve-se como líder do ranking da região Nordeste e ainda ganhou duas posições no ranking dos estados brasileiros, ficando com a décima colocação.

Dos 184 municípios cearenses, 73 (40%) apresentaram crescimento do IFDM nas três áreas de desenvolvimento. 64,1% dos municípios do Ceará registraram desenvolvimento moderado (entre 0,6 e 0,8 pontos) e 34,8% desenvolvimento regular. Os municípios de Eusébio, São Gonçalo do Amarante, Maracanaú, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Horizonte e Sobral se destacaram com os melhores índices do Estado do Ceará.



Na outra ponta do ranking estadual, 20 municípios tiveram os menores IFDMs cearenses. Infelizmente o município de Tejuçuoca está entre os 20 municípios que tiveram menores IFDM, ocupando a 167º colocação no Estado do Ceará e a 4418º colocação no Brasil. Tejuçuoca caiu da categoria desenvolvimento moderado e foi para a categoria desenvolvimento regular. Saindo de IFDM 0,6052 e caiu para IFDM 0,5615. Isso significa um retrocesso na três áreas de desenvolvimento; EDUCAÇÃO, SAÚDE e EMPREGO E RENDA. 

FONTE: http://www.firjan.org.br/ifdm/consulta-ao-indice/



segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) fará uma INSPEÇÃO ESPECIAL no município de Tejuçuoca


Nesta segunda-feira (03/12/12) o município de Tejuçuoca receberá uma Inspeção Especial do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará - TCM/CE. Esta é a segunda vez que o Tribunal de Contas vem ao município de Tejuçuoca somente este ano de 2012.
O TCM/CE vem ao município averiguar irregularidades sendo acompanhado pelo Ministério Público Federal (MPF).
  
O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM/CE), informa a relação dos municípios que serão fiscalizados (INSPEÇÃO ESPECIAL) no período de 03 a 07 de dezembro de 2012.

Segue link do Site do TCM:
http://www.tcm.ce.gov.br/site/orientacoes/fiscalizacao/ 



domingo, 2 de dezembro de 2012

Ficha Limpa Municipal de Tejuçuoca NÃO será votada pela Câmara Municipal



Em uma manobra articulada pelos Vereadores aliados do Prefeito Edilardo, a Câmara Municipal de Tejuçuoca NÃO votou e NÃO votará nesta Legislatura o Projeto de Emenda a Lei Orgânica do Município de Tejuçuoca Nº 01/2012 - Ficha Limpa Municipal.
 O Projeto Ficha Limpa Municipal - de autoria dos Vereadores Guto Mota (PTB) e Mota Filho (PMDB), foi protocolado dia (08/11/12) e altera o artigo 94 da Lei Orgânica de Município de Tejuçuoca. O Projeto foi subscrito pelo Vereador Dedé Brasileiro (PTB) - conforme o regimento interno assinado por 1/3 dos vereadores. 
A Vereadora Ilza Mesquita (PDT) que é a presidente da Comissão de Justiça e Redação NÃO compareceu as 02 ultimas sessões ordinárias da Câmara Municipal. A mesma não deu o parecer do Projeto de Lei. Os Vereadores Guto Mota e Mota Filho que são membros da Comissão de Justiça e Redação deram o parecer, de acordo com regimento interno, mais a bancada aliada do Prefeito não aceitou colocar o projeto em votação.
Vimos que a bancada de vereadores da base aliada do Prefeito não tinha nenhum interesse em votar a "Lei da Ficha Limpa Municipal” que define critérios para a nomeação e exercício dos cargos de Secretário, Diretores e Coordenadores na administração municipal que são de livre nomeação do Prefeito, os chamado Cargos de Confiança do Poder Executivo. O objetivo desse projeto é estender os preceitos e direcionamentos da ‘Lei da Ficha Limpa’ votada e aprovada no Congresso Nacional ao exercício de cargos importantes do primeiro e segundo escalão da administração pública municipal, visando à proteção da probidade administrativa e da moralidade.
Esse fato causou bastante estranheza as pessoas que acompanhavam as sessões na Câmara Municipal.

Porque os que se diziam "FICHAS LIMPAS" na campanha eleitoral não quiseram votar a LEI DA FICHA LIMPA MUNICIPAL?

Será que depois da eleição eles mudaram de opinião?