quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Jornal OPOVO - Derrubada de Árvores incomoda população do município de Tejuçuoca.


Derrubada de árvores incomoda população do município


Construção de um calçadão na avenida principal de Tejuçuoca, região Norte, incomoda população pela derrubada de árvores. O local era ponto de espera de transportes. Moradores reclamam que não foram avisados.

Moradores do município de Tejuçuoca, a 159 quilômetros da Capital, reclamam da retirada de até oito árvores da avenida principal da cidade. A remoção ocorreu por causa de uma obra realizada pela Prefeitura. A população alega que não foi informada da decisão. A reforma propõe a revitalização da avenida Gabriel Aguiar Filho, com a construção de um calçadão no entorno do açude Conterrâneo.


De acordo com a comerciante Rejane Braga, moradora do município, foram retiradas, no sábado, de seis a oito árvores de nim que ficavam no canteiro central da avenida. Elas já estavam há mais de 10 anos ornamentando o local. Abaixo de cada uma delas, havia bancos, os quais a população usava para a espera de transportes, sob a proteção das sombras. E durante a noite, o espaço era usado para o lazer da localidade.

Conforme Rogilson Brandão, radialista de uma rádio comunitária da cidade, a população não foi informada da remoção. “Foi uma surpresa para nós. Da noite pro dia, derrubaram sem dizer nada”, comenta.

Segundo o secretário de Obras e Urbanismo do município, Marciano Silva, a medida não constava no projeto inicial, pois a necessidade só foi observada no decorrer da obra. Com o alargamento do calçadão, parte da avenida foi tomada e o espaço ficou estreito para a passagem de veículos de grande porte. As árvores foram, então, retiradas para o ajuste da largura da via.

Para o vereador Guto Mota, a retirada foi uma solução para reduzir gastos com a obra. Ele acredita que o mais apropriado teria sido aterrar parte do açude para a construção do calçadão. “Todo mundo achava que o alargamento da calçada ia aterrar um pouco da parte de dentro do açude, deixando a rua livre”, comenta a moradora Rejane Braga.

Novas árvores

O vereador cita que a medida também “se opõe às iniciativas de preservação ambiental que acontecem no mundo inteiro”. Segundo ele, a mudança não foi repassada para a Câmara de Vereadores de Tejuçuoca.

De acordo com o secretário, 12 novas árvores, de outro tipo, estão sendo replantadas no local. Ele afirma que a substituição por plantas mais altas e estreitas resolverão o problema de espaço.

Quanto ao ponto de espera de transportes, Marciano afirmou ter um projeto de implantação de um ponto para espera de coletivos na Praça da cidade, que está em fase de estudos.


O quê
ENTENDA A NOTÍCIA

Obras na avenida Gabriel Aguiar Filho, no município de Tejuçuoca, região Norte do Estado, implicaram a remoção de até oito árvores do local. Moradores reclamam que não foram informados da remoção. O local servia de ponto de espera de transportes.

Número

10 Anos As oito árvores já estavam na avenida principal de Tejuçuoca há dez anos. A remoção ocorreu por causa de uma obra da Prefeitura.
 
FONTE: http://www.opovo.com.br/app/opovo/ceara/2011/12/07/noticiacearajornal,2350739/derrubada-de-arvores-incomoda-populacao-do-municipio.shtml

domingo, 4 de dezembro de 2011

Obra em Tejuçuoca encurta avenida principal, realiza derrubada de árvores e causa grande polêmica entre a população

Num tempo em que se discutem as questões ambientais e a importância de preservar o meio ambiente, em Tejuçuoca acontece derruba de árvores do canteiro central da Avenida Gabriel Aguiar Filho. 

Essenciais para a vida, as árvores não só embelezam o planeta, bem como mantém a umidade do ar. Além disso, ajudam a diminuir a poluição, porque dissolvem o gás carbônico, durante a queima de combustível. Produzem oxigênio, mudam a direção dos ventos, firmam o solo das encostas e também as margens dos rios.
As árvores a mais de 10 anos e encontravam na Avenida Gabriel Aguiar Filho.
Essa derrubada das árvores gerou uma grande polêmica entre a população local - a revolta é porque a população não foi consultada. Acreditamos que antes de executar essa derrubada das árvores a administração local deveria ter consultado a população, a Câmara Municipal e as leis em favor do meio ambiente, e no mínimo, muito em breve deva plantar novas mudas. Agora quantos anos vamos ter que esperar para ver novamente a beleza que dessas árvores?