sábado, 1 de outubro de 2011

12 Jovens do município de Tejuçuoca são beneficiados com o Programa Bolsa Esporte



A Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) divulgou nesta sexta-feira (30/09/11), a lista de atletas que serão beneficiados com o Programa Bolsa Esporte 2011. Serão 1737 contemplados entre crianças, jovens e adultos que necessitam de apoio financeiro para viabilizar a prática esportiva.

A solenidade de entrega do cartão Bolsa Esporte será divulgada posteriormente pela Secretaria. Para conferir a relação dos atletas contemplados: 

Relação - Municípío de Tejuçuoca
12 Bolsas - Nível 01 – Valor de R$ 100,00/Mês

01 Antonio Anderson Rodrigues Silva
02 Breno Magalhães Soares
03 Debora Ferreira Barroso Uchôa
04 Francisco Vitor Barroso Pereira
05 Joao Vitor Fernandes dos Santos
06 Jose Jamilo Sousa Gomes
07 Maria Claudia Vieira de Oliveira
08 Maria de Fatima Vieira de Oliveira
09 Maria Jaqueline Forte Leitão
10 Samuel Barroso Duarte
11 Sergiane Domingos Ribeiro
12 Valdisney Gomes Sousa

Bolsa Esporte

O objetivo do Programa Bolsa Esporte é proporcionar o desenvolvimento humano através do esporte, realizando ações que possibilitem o combate à pobreza e a melhoria da qualidade de vida, além da descoberta de novos talentos esportivos na Capital e nos municípios do interior do Ceará. O público alvo são pessoas com renda mensal abaixo de meio salário mínimo, e que residem em áreas caracterizadas por graves indicadores sociais, tendo como idade mínima 10 anos.

Mais um Programa do Governo do Estado do Ceará que o município de Tejuçuoca é beneficiado, fruto de uma articulação feita junto ao Secretário de Esporte Gony Arruda, com a colaboração do Vice-Governador Domingos Filho e do Deputado Federal Domingos Neto em que o Ex-Prefeito João Mota acompanhado dos Vereadores João Matos e Guto Mota estiveram com o Secretário de Esporte e reivindicaram mais esse pleito para o município de Tejuçuoca. 


Para refletir... Dicas de um Campeão!



Todo mundo sabe exatamente o que não fazer quando o carro atola numa estrada barrenta: acelerar fundo. Se não for uma máquina 4×4, está na cara que a roda vai afundar ainda mais. Pois é exatamente o que fazemos, o que acaba dando mais trabalho a quem chegar pra ajudar.

Muitas vezes nossa cabeça funciona assim. Estamos enrolados, sem foco no raciocínio, atolados com um problema que não conseguimos resolver, e o que fazemos? Começamos a listar mentalmente todas as encrencas que temos que encarar – questões imediatas, outras de longo prazo, questões profissionais, outras pessoais, todas começam a disputar no tapa a atenção dos nossos neurônios, nos deixando ainda mais confusos e frustrados por não saber como sair daquele atoleiro.

Recentemente passava por uma situação dessas. Um problema estava me imobilizando e, já que não conseguia resolvê-lo, o cérebro ligou seu infalível mecanismo de auto-sabotagem: passou a lembrar de outros perrengues que estavam em busca de solução. Claro que nada foi resolvido.

Aí me lembrei do meu amigo, o megacampeão Bernardinho. É um cara que sempre me intrigou. Como pode comandar uma seleção tantas vezes campeã? Uma única derrota vira um drama nacional. Um título não conquistado é um desastre – e olha que, não sei por quê, toda hora  nossa seleção de vôlei está disputando um mundial!

Um dia nos encontramos e perguntei: o que você fala pros jogadores? Como consegue fazê-los manter o foco? Bernardinho me respondeu algo que parece muito simples e óbvio: pede que eles pensem apenas numa única coisa – a próxima jogada. O mundo não existe, os problemas estão trancados no armário do vestiário e, naquele instante, eles não estão disputando todo um campeonato. Só a próxima jogada interessa.

Uma pequena tarefa após a outra. No final da sequência de pequenos feitos, um gigante é derrubado. Essa foi a lição que tirei de um papo rápido. Você não completa uma maratona pensando nos 40 quilômetros que tem pela frente e sim, se dando conta de que precisa dar um passo, depois outro, depois outro. Assim fica fácil. Mas é preciso clareza e serenidade. Aí, seus problemas acabaram!

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Saiu no Jornal OPOVO - Como o dinheiro público é roubado de prefeituras?



Num jogo de cartas marcadas, as licitações de obras e serviços no Interior se tornaram alvo fácil de empresas fraudulentas que seduzem gestores e servidores municipais. O resultado é corrupção, enriquecimento ilícito e manutenção do poder. A empresa libera os pagamentos concedendo a nota fiscal por serviços não prestados - ou mal prestados, ou ainda realizados por servidores do próprio Município.

O rombo nos cofres públicos pode se originar na contratação irregular da empresa que fornece a merenda escolar, realiza o transporte dos estudantes de escolas municipais, aluga veículos, terceiriza serviços. O mesmo método é repetido não apenas por um, mas por vários esquemas de corrupção apontados e investigados pela Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), do Ministério Público Estadual (MPE), em parceria com órgãos controladores estaduais e federais.

Nos últimos dois anos, a Procap denunciou esquemas de corrupção que afetaram pelo menos sete gestões municipais e repercutem até hoje. “A fraude em processo licitatório é a porta de entrada para o cofre onde está o dinheiro público”, assevera o promotor Luiz Alcântara, membro da Procap. As investigações têm apontado que o dinheiro desviado está na conta privada de gestores, parentes de gestores e empresas pertencentes a gestores.

Mais uma vez, as prefeituras estão no centro das denúncias de corrupção. Segundo os órgãos controladores, há várias explicações para isso. O chefe da Controladoria Geral da União no Ceará, Luiz Fernando Menescau de Oliveira, afirma ter a convicção de que o momento atual, com tantas denúncias de corrupção, reflete maior envolvimento da população, mais transparência, maior acesso aos órgãos controladores e maior engajamento desses órgãos. Ele reforça a importância da sinergia, que ultrapassa as dificuldades estruturais e segue um plano estratégico pra combater a corrupção. “Cada órgão tem sua expertise. O Ministério Público Estadual (MPE) aciona a Justiça, mas precisa de ajuda no que tange às fiscalizações. Nós, da CGU, podemos fiscalizar recursos federais. Já a Polícia Federal faz levantamentos e investigações. O trabalho está sendo mais efetivo”, argumenta. 
Ele elogia o trabalho do Tribunal de Contas dos Municípios, (TCM) que disponibilizou a ferramenta do Portal da Transparência a todos os municípios. “Se temos mais informações, mais transparência, é natural que se encontrem mais problemas relacionados às contas públicas”. Para ele, o cenário atual revela também mudança de mentalidade. “Sem dúvida, temos hoje o Judiciário acompanhando a evolução das demais instituições, cada vez mais preocupado com os anseios da sociedade”, comemora.


Além do que já foi descoberto, há diversas investigações em andamento. Muito mais coisas estão por vir à tona.


Lucinthya Gomes - lucinthya@opovo.com.br
Será que acontece corrupção e enriquecimento ilícito em Tejuçuoca? Será que existe esses crimes por aqui? Será? Como foi que algumas pessoas enriqueceram tão rápido? 

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

João Mota e Guto Mota conseguem vagas do Programa ProJovem Trabalhador para Tejuçuoca



Articulação feita pelo Ex-Prefeito de Tejuçuoca João Mota, juntamente com o Vereador Guto Mota (PTB) e com o Deputado Estadual João Jaime (PSDB) e o Deputado Federal Domingos Neto (PSB), perante o Secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS, Evandro Leitão, resultou na obtenção de 25 vagas para Tejuçuoca, no Programa Projovem Trabalhador - pela Associação de Ação e Cidadania Roque Silva Mota - AACRSM. Programa este que visa preparar o jovem para o Mercado de Trabalho e para ocupações alternativas geradoras de rendas.

Podem participar do programa, jovens desempregado, entre 18 e 29 anos e que sejam membros de famílias com renda per capta de até meio salário mínimo. Os participantes receberão um auxílio mensal de R$ 100,00 durante 6 meses. Os cursos de qualificação serão de 300 horas/aula.

Posteriormente, será feito o lançamento do Programa na sede a Associação de Ação e Cidadania Roque Silva Mota - AACRSM, com a presença das autoridades acima mencionadas, instituições envolvidas, lideranças comunitárias e sociedade civil.

Eleições 2012 - prazo para enviar relações de filiados via internet

O Meritíssimo Juiz Eleitoral, em exercício, da 41ª Zona, Dr. Francisco Marcello Alves Nobre, determina aos diretórios municipais dos partidos políticos em Tejuçuoca e Itapajé, de acordo com o provimento 7/2011, da Corregedoria Geral Eleitoral, que as relações de filiados deverão ser enviadas pelos partidos políticos via internet, através do sistema Filia Web, até o dia 14 de outubro. A Justiça Eleitoral informa ainda que no dia 19 de outubro, serão divulgados os nomes dos eleitores com duplicidade de filiação.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

II Conferência Estadual de Juventude será lançada nesta quinta-feira na AL


O lançamento da II Conferência Estadual de Juventude acontece nesta quinta-feira (29), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, às 19 horas. O objetivo da Conferência é avaliar as políticas executadas em território cearense com o intuito de elaborar diretrizes para a construção da política estadual de juventude. 
A etapa estadual da  II Conferência Estadual de Juventude, que acontecerá na cidade de Fortaleza, será realizada entre os dias 04 a 06 de novembro de 2011. Já as etapas territoriais, que acontecem de 01º a 30 de outubro, serão realizadas  nos seguintes municípios: Limoeiro do Norte. Redenção, Itapipoca, Acaraú, Sobral, Tianguá, Tauá, Quixeramobim, Canindé, Barbalha, Iguatu, Cascavel e Caucaia. E as etapas municipais já estão sendo realizadas pelas Prefeituras e prosseguem até o dia 15 de outubro.
De acordo com o  Coordenador Especial de Políticas Públicas de Juventude do Gabinete do Governador, Ismênio Bezerra, a juventude precisa afirmar seu direito de participar como sujeito estratégico do projeto de desenvolvimento nacional. O lançamento contará com as presenças do Presidente da Assembleia Legislativa Roberto Cláudio; do coordenador especial de Políticas Públicas de Juventude do Gabinete do Governador, Ismênio Bezerra; do presidente da Comissão Permanente de Juventude da Assembleia Legislativa, Júlio César; entre outras outras autoridades e a sociedade civil.

Calendário Das Etapas Territoriais da II Conferência de Juventude
Data: 08 DE OUTUBRO DE 2011
Local: EEEP Rita Aguiar Barbosa
Endereço: Avenida Esaú Alves Aguiar s/n Fazendinha - Itapipoca
Municípios: Itapipoca, Amontada, Apuiarés, General Sampaio, Itapajé, Itarema, Irauçuba, Miraíma, Paraipaba, Paracuru, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, São Luis do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim, Uruburetama


Inscrições pelo site: http://conferenciadejuventude.gabgov.ce.gov.br/