sábado, 23 de fevereiro de 2013

Resumo da Sessão da Câmara Municipal de Tejuçuoca


Na ultima sexta-feira (22/02/13) a Câmara Municipal de Tejuçuoca se reuniu em sessão ordinária, os vereadores (as) do município reclamaram do "atendimento" do Banco do Brasil daquele município.

O Vereador Amilton Camelo (PT) cobrou mais respeito com os usuários dos serviços do Banco do Brasil, o vereador chegou ao ponto de ameaçar mudar de agencia caso o atendimento não melhore. O parlamentar disse que tem momentos em que os clientes chegam a passar de três a quatro horas na fila a espera de atendimento e, o mais grave, para tratar sobre a celebração de um convenio teve que recorrer à agencia do Banco do Brasil de Itapipoca, por conta da incompetência dos servidores da agencia de Tejuçuoca.

O Vereador Guto Mota (PTB), no uso do expediente, falou sobre o problema no Banco do Brasil de Tejuçuoca e sobre a leve melhoria na previsão das chuvas pela FUNCEME.

O Vereador Guto Mota (PTB) também cobrou mais empenho do poder executivo municipal na resolução dos problemas. E falou que a fase de adaptação já tinha passado e que a partir de agora a população quer ver as soluções dos problemas. Cobrou do Prefeito Municipal respostas aos requerimentos feitos pelos vereadores.  

Por fim o Vereador Guto Mota (PTB) falou que o mesmo esteve visitando e conversando com vários vereadores sobre a eleição da União dos Vereadores do Ceará - UVC em que tem como pré-candidato o Vereador de Tauá, Audic Mota (PMDB).

Na ordem do dia o Vereador Guto Mota teve 02 requerimentos aprovados:

Requerimento 67/2013 - Requer realização de seminário para a elaboração do Plano Plurianual Municipal (PPA), previsto no Art. 165 da Constituição Federal e no Art. 147 da Lei Orgânica Municipal.

Requerimento 72/2013 - Requer que seja encaminhado oficio ao Prefeito Municipal cobrando o imediato cumprimento da Constituição Federal, Art. 7º, inciso XXII, que diz que todo trabalhador que desenvolve atividades consideradas penosas, insalubres ou perigosas na forma da lei, tem direito a receber adicional de insalubridade em seus vencimentos. E sabemos que várias categorias de servidores municipais ainda não recebem esse beneficio previsto em lei.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Presidentes das Câmaras e Vereadores dos Sertões de Canindé fazem ato de apoio a candidatura do Vereador Audic a Presidência da UVC


Presidentes das Câmaras Municipais dos Sertões de Canindé promoveram na manhã da ultima quinta-feira (21/02/2013), na Câmara Municipal de Caridade, ato de apoio a candidatura do Vereador Audic Mota (PMDB-Tauá) à Presidência da União dos Vereadores do Ceará - UVC. Participaram do evento os Presidentes das Câmaras de Caridade (Vereador Antônio Pinheiro), Canindé (Vereador Pedro), Itatira (Vereador Marcelo), Paramoti (Vereador Pedro Monteiro) e Madalena (Vereador Valdemiro Júnior), além de aproximadamente 50 vereadores, inclusive de Boa Viagem e Tejuçuoca, e várias lideranças políticas da região. Na oportunidade o pré-candidato apresentou suas propostas e reafirmou o compromisso de luta pela melhoria da representação da classe.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Audic Mota (PMDB) é Pré-Candidato a Presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC)



O vereador tauaense e advogado, Audic Mota (PMDB), colocou o seu nome como pré-candidato a presidente da União dos Vereadores do Ceará – UVC, com eleições previstas para março vindouro.

Audic foi presidente da Câmara Municipal de Tauá (CE), tem vasta experiência política e administrativa, além de pertencer a tradicional quadros da vida pública cearense.

Habilidoso, discreto e aberto ao diálogo, Audic pretende interagir com todos os colegas edis do Estado, com o objetivo de fortalecer a classe no âmbito estadual e federal. Ele está visitando e articulando com vereadores e vereadoras de todo o estado do Ceará.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Brasil Sem Miséria retira 22 milhões da pobreza extrema


Mais 2,5 milhões de beneficiários do programa Bolsa Família, que ainda permanecem em situação de extrema pobreza, receberão complementação de renda. A medida foi anunciada pela presidenta Dilma Rousseff nesta terça-feira (19)

A extensão da complementação de renda do Bolsa Família para mais 2,5 milhões de famílias que ainda permanecem em situação de extrema pobreza no País foi anunciada nesta terça-feira (19) pela presidenta Dilma Rousseff. Com a medida, o governo irá alcançar uma marca histórica, retirando 22 milhões de brasileiros da extrema pobreza, do ponto de vista da renda, nos últimos dois anos. A complementação da renda terá investimento de R$ 773 milhões este ano e o pagamento começará em março.


Dessa forma, não existirá mais, no Bolsa Família, nenhuma família com renda mensal inferior a R$ 70 por pessoa, valor adotado como referência no Plano Brasil Sem Miséria e que representa o primeiro passo para que as famílias possam superar a extrema pobreza, que envolve outras variáveis além da renda.
22 milhões de beneficiários do Bolsa Família saíram da extrema pobreza desde o começo do Brasil Sem Miséria
Aliado à garantia de renda, o plano de superação da extrema pobreza também promove ações de inclusão produtiva - como qualificação profissional, assistência técnica e extensão rural e fomento à produção - e de acesso a bens e serviços públicos, em especial nas áreas de saúde, educação, habitação, acesso à água e à energia elétrica.

A gestão do Bolsa Família é descentralizada e compartilhada entre a União, estados, municípios e Distrito Federal.
Busca ativa
Ainda é um desafio para o governo federal identificar e incluir no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) todas as pessoas extremamente pobres do País. Para isso, o reforço da estratégia de busca ativa, que conta com o apoio dos estados e municípios, é fundamental.
Desde o início do Brasil Sem Miséria, em junho de 2011, 791 mil famílias com este perfil foram localizadas, cadastradas e incluídas no Bolsa Família. Estima-se que ainda existam outras 700 mil fora do cadastro.
CadÚnico
O Cadastro Único para Programas Sociais é um instrumento de coleta de dados e informações que tem o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no País. Devem ser cadastradas as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Famílias com renda superior a esse critério poderão ser incluídas no CadÚnico, desde que sua inclusão esteja vinculada à seleção ou ao acompanhamento de programas sociais implementados pela União, estados ou municípios.
O cadastro é constituído por sua base de dados, instrumentos, procedimentos e sistemas eletrônicos, e sua base de informações pode ser usada pelos governos municipais, estaduais e federal para obter o diagnóstico socioeconômico das famílias cadastradas.
Dessa forma, o CadÚnico possibilita a análise das principais necessidades das famílias cadastradas e auxilia o poder público na formulação e gestão de políticas voltadas a esse segmento da população, bem como a inclusão dessas famílias em programas de transferência de renda, em programas que ofertam cursos profissionalizantes, serviços de assistência técnica e extensão rural, e que dá acesso a água ou a tarifas reduzidas de energia elétrica, por exemplo.
A Tarifa Social de Energia Elétrica, o Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Verde são alguns exemplos de ações que utilizam o CadÚnico como referência para a seleção de beneficiários.
A coleta dos dados das famílias deve ser realizada por meio do preenchimento de formulário, que deve identificar apenas uma família. Os cadastros são processados pelo Agente Operador do Cadastro Único - a Caixa Econômica Federal -, que é responsável por atribuir a cada pessoa da família cadastrada um número de identificação social (NIS) de caráter único, pessoal e intransferível. Por meio do NIS os operadores do CadÚnico podem localizar as pessoas cadastradas, atualizar dados do cadastro, verificar a situação do benefício (caso exista) e realizar as ações de gestão de benefícios.   



terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Moradores de Tejuçuoca cobram explicações por parte da Coelce


Moradores de Tejuçuoca cobram explicações por parte da Coelce

A falta de energia tem sido constante no município de Tejuçuoca. Moradores e comerciantes afirmam que o problema é antigo e com a chegada da quadra chuvosa, a situação tem se agravado.
Os prejuízos ficam e a população que cobra explicações da Companhia Energética do Ceará (Coelce), não recebe resposta e é obrigada a ficar na escuridão.
Na maioria das vezes, a falta de energia elétrica dura alguns minutos. Mas, em outros momentos, moradores ficam horas no escuro.
Mais informações com o colaborador deste site e do Jornal Alerta Geral, Rogilson Brandão.