sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Encerramento e confraternização da turma do Projeto Primeiro Passo da Associação Roque Silva Mota que atendeu 25 jovens no Distrito de Retiro



Nesta sexta-feira (16/12/11) pela manhã - aconteceu o encerramento e a confraternização da turma do PROJETO PRIMEIRO PASSO vinculada a ASSOCIAÇÃO DE AÇÃO E CIDADANIA ROQUE SILVA MOTA - AACRSM, que atendeu a 25 jovens que querem ingressar no mercado de trabalho. Primeiro passo é a primeira atitude, o primeiro movimento para quem quer realizar algo na vida. Com o projeto, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Governo do Estado e a AACRSM, criaram oportunidades para os jovens que não conseguem facilmente capacitação para num futuro ingressar no mercado de trabalho. O jovem, por sua vez, aproveite a oportunidade criada pelo Governo e dá o PRIMEIRO PASSO rumo à qualificação profissional. O curso concluído por eles foi o CURSO DE AUXILIAR ADMINISTRATIVOA turma teve 100% de aproveitamento - sendo que todos concluíram suas atividades dentro do prazo inicialmente estabelecido pela coordenação do projeto. Todos os alunos receberam durante os 04 meses de curso uma bolsa de R$ 80,00/mês. Na ocasião os Vereadores Guto Mota e Dedé Brasileiro estiveram presentes e parabenizaram a turma pela dedicação. O Vereador Guto Mota prontificou-se de lutar por mais vagas de cursos profissionalizantes para os jovens de Tejuçuoca. Cada aluno recebeu Pen-Drive e Panetone de lembrança. Logo após os jovens se divertiram na piscina e foi ofertado um delicioso almoço.

Confraternização do Projeto TECNOMODA da AACRSM




Aconteceu na noite de quinta-feira (15/12/11) na Pousada Luz do Sol a confraternização do pessoal que trabalha no Projeto TECNOMODA da Associação de Ação e Cidadania Roque Silva Mota - AACRSM. Tivemos o famoso amigo-secreto, logo depois todos receberam presentes doados pelo casal Guto Mota e Mellina Mota e  para finalizar foi servido um delicioso jantar a todos os presentes. 

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Associação de Ação e Cidadania Roque Silva Mota assina convênio para instalação de Ponto de Cultura em Tejuçuoca


O Ceará passa a contar agora, com 200 Pontos de Cultura conveniados com o estado e mais 40 conveniados diretamente com o Ministério da Cultura, atingindo assim 131 municípios beneficiados. A meta do Governo Estadual é que até 2014 todos os municípios tenham pelo menos um Ponto de Cultura.


“Esperamos obter uma bela articulação cultural no estado buscando cada vez mais ampliar o raio de atuação dos Pontos de Cultura nos 184 municípios do Ceará.” Comenta o secretário da Cultura, Prof. Francisco Pinheiro, na solenidade de assinatura dos convênios dos novos 100 Pontos de Cultura, inserido por meio do II Edital dos Pontos de Cultura, no Foyer do Theatro José de Alencar.

O Ceará passa a contar agora, com 200 Pontos de Cultura conveniados com o estado e mais 40 conveniados diretamente com o Ministério da Cultura, atingindo assim 131 municípios beneficiados. A meta do Governo Estadual é que até 2014 todos os municípios tenham pelo menos um Ponto de Cultura.

Expressões culturais contemporâneas inseridas no contexto das práticas ativas, tendo como espaço de afirmação de cidadania e vivências identitárias e territoriais, os Pontos de Cultura, têm contribuído para dar visibilidade e impulsionar diversas identidades por meio de uma política consolidada entre Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Ministério da Cultura.

O II Edital dos Pontos de Cultura lançado em 2010 e concluído suas inscrições e seleção em 2011, teve 404 projetos, dos quais foram selecionados 100 novos Pontos, sendo 93 para o interior e 7 para a capital. A abrangência desta política está configurada nos números de participação, onde foram inseridos dois novos Pontos dos remanescentes quilombolas, dois dos assentamentos, quatro indígenas e um cigano. O que tem mostrado a diversidade e o respeito a questões etino racial.

Sobre os Pontos de Cultura:

São Entidades reconhecidas e apoiadas pelo Ministério da Cultura que desenvolvem ações de impacto sócio-cultural. Um aspecto comum a todos é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre o poder público e comunidade


A Presidente da Associação de Ação e Cidadania Roque Silva Mota - AACRSM - Conceição Glaucivane assinou o convênio para instalação de um Ponto de Cultura no município de Tejuçuoca - o Ponto de Cultura funcionará na sede a AACRSM no Distrito de Retiro. Mais uma ação que irá beneficiar os munícipes de Tejuçuoca. Mais uma vitória do grupo político encabeçado pelo Ex-Prefeito João Mota, Vereador Guto Mota, Vereador João Matos e Vereador Dedé Brasileiro.