quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Posse dos Eleitos - 01/01/13






Aconteceu no dia 1º de Janeiro de 2013, a sessão de instalação do Legislativo no auditório do centro interescolar, onde foi dada a posse dos cargos eletivos dos vereadores eleitos, bem como o Prefeito e do Vice-Prefeito, já diplomados pela Justiça Eleitoral.
A sessão de instalação da Câmara Municipal de Tejuçuoca foi presidida pelo Vereador Elson. Depois da chamada dos vereadores para compor a mesa, todos foram convidados à ficar de pé e fazer o Juramento, onde prometeram cumprir as Constituições Federal, Estadual e Municipal, observar as Leis, desempenhar com lealdade o mandato que lhes foi confiado e trabalhar pelo progresso do município de Tejuçuoca.

Dando continuidade à sessão foi dado posse ao Prefeito Valmar e o Vice-Prefeito Britinho. Logo após, deu inicio a eleição para presidência da câmara municipal. Foram apresentadas duas chapas para a disputa da presidência. Uma chapa de vereadores de situação encabeçada pelo Vereador Barbosa e a outra chapa da bancada de vereadores de oposição encabeçado pelo Vereador Amilton Camelo. Foi eleito presidente da Câmara Municipal de Tejuçuoca o Vereador Barbosa com 7 votos a 4.

Era pra ser uma sessão solene de posse, mas deu inicio a uma grande dúvida na hora da eleição das comissões permanentes. Os (4) quatros vereadores de oposição, não votaram na eleição das comissões permanentes porque não foi respeitado a Constituição Federal e da Lei Orgânica do Município de Tejuçuoca. Que exige o respeito a proporcionalidade dos partidos e blocos, sendo que em cada uma das 04 comissões deveria ter pelo menos 01 Vereador de Oposição. O que não foi respeitado e os vereadores: Amilton Camelo, Eurice Abreu, Guto Mota e Dedé Brasileiro se abstiveram de votar. Os (4) quatros vereadores não votaram como também não assinaram a ata, na próxima sessão iram discutir novamente este fato ocorrido, e se persistir no erro, poderá ingressar com uma ação no Mistério Público para que sejam respeitados a Constituição Federal e o Regimento Interno.

Fotos: Everardo Felix / Texto: Rogilson Brandão