sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

PAA Leite realiza capacitação com as Prefeituras Municipais



Serão quatro dias de encontro com os representantes dos municípios dos Territórios da Cidadania contemplados com o programa

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realiza entre os dias 20 e 25 de fevereiro, capacitação com os coordenadores municipais e digitadores do Programa Leite Fome Zero (PAA Leite).

O encontro será no auditório do Parque de Exposições Governador César Cals e terá como principal objetivo esclarecer as ações do PAA Leite nos municípios. Cada Prefeitura municipal deve informar à SDA os nomes dos coordenadores municipais e dos digitadores que serão capacitados para a operacionalização do sistema e ficarão responsáveis pela operacionalização desta ferramenta.

O Programa Leite Fome Zero é uma parceria entre o Estado do Ceará, através da SDA, e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e tem como principal objetivo fortalecer o setor produtivo do leite (bovino e caprino), através da aquisição do produto com garantia de preço durante todo o ano.

Em 2012, o programa distribuiu 22,5 milhões de litros de leite bovino e 436 mil litros de leite caprino, produzidos por agricultores familiares cadastrados como fornecedores. Ao todo foram investidos R$ 28,4 milhões com recursos do Governo Federal e do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop).

Seleção de Fornecedores
Até o dia 22 de fevereiro estão sendo selecionadas empresas laticinistas para pasteurização de leite bovino e caprino, especializadas na prestação de serviço de captação, pasteurização, transporte e entrega de leite, com vistas à operacionalização do Programa Leite Fome Zero, nos municípios cearenses.

As propostas devem ser entregues das 8 às 12 e das 13 às 17 horas, na Coordenadoria de Apoio às Cadeias Produtivas da Pecuária (Coape), na sede da SDA. Os concorrentes devem apresentar a documentação exigida pelos editais dentro do prazo.

Os editais podem ser acessados pelos links: bovino e caprino.

Serviço

Capacitação do Programa Leite Fome Zero para os municípios cadastrados
A partir das 8 horas, no Parque de Exposições Governador César Cals, Av Sargento Hermínio 2677, Álvaro Wayne.

Dia 25/02: Territórios do Vale do Curu e Aracatiaçu, Sertão dos Inhamuns e Sobral: Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, Luís do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim, Uruburetama, Aiuaba, Ararendá, Arneiroz, Catunda, Crateús, Hidrolândia, Independência, Ipaporanga, Ipú, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Parambú, Pires Ferreira, Poranga, Quiterianopolis, Santa Quitéria, Tamboril, Tauá, Alcântaras, Cariré, Coreau, Forquilha, Frexeirinha, Graça, Groaíras, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Reriutaba, Santana do Acaraú, Senador Sá, Sobral  e Varjota.

FONTE: Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

População de Tejuçuoca pede o fechamento das comportas do açude Boqueirão



População de Tejuçuoca pede o fechamento das comportas do açude Boqueirão

Por: Redação Web
A população de Tejuçuoca está com o abastecimento de água para consumo humano e agricultura comprometidos, devido a falta de recarga no açude do Boqueirão. De acordo com um boletim divulgado pelo portal Hidrológico do Ceará, o açude está com apenas 12,47 % de sua capacidade total.
O que mais preocupa é o fato do açude liberar água 24 horas para o rio Tejuçuoca, que está ligado ao rio Curu e passa pelos municípios de Apuiarés, Pentecoste até Paraipaba.
A população daquela região questiona o trabalho dos representantes de Tejuçuoca no Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu (CBH) e pede que as comportas do açude Boqueirão sejam fechadas antes que a falta de água seja total.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Campanha da Fraternidade 2013 - Fraternidade e Juventude


A Quarta-Feira de Cinzas é uma data importante para a igreja católica em todo o mundo. As celebrações marcam o início do período da Quaresma, os 40 dias que antecedem a Páscoa. Neste período, os devotos são convidados a um tempo de penitência e reflexão. A data também marca tradicionalmente o lançamento da Campanha da Fraternidade, que este ano traz o tema “Fraternidade e Juventude”.
Em 2013, a Campanha da Fraternidade completa 50 anos. Coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CF é realizada anualmente para despertar os homens à reflexão e à adesão de valores mais justos e solidários.
Queremos aproveitar a "Campanha da Fraternidade 2013" e o período da Quaresma para refletirmos junto com todas as autoridades municipais e sociedade civil de Tejuçuoca o maior envolvimento dos jovens na Igreja.
Esperamos, que nós tenhamos uma atenção especial á juventude, que a juventude seja chamada a realizar aquilo que está no lema da Campanha da Fraternidade: “Eis-me aqui, envia-me”. E que a sociedade trabalhe a inclusão dos jovens na evangelização.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Sessão na Câmara de Tejuçuoca



Gostei da cobertura que fiz na tarde dessa sexta-feira, 08 de fevereiro de 2013, com os companheiros de trabalho Adriano Furtado e Suzane Rodrigues, por ocasião da segunda Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Tejuçuoca. 

Bastante movimentada, a Sessão contou com boa presença de populares acompanhando o trabalho dos representantes do povo e, apesar do desconforto provocado por uma reforma na estrutura da casa e do calor insuportável no início dos trabalhos todos os 11 vereadores compareceram e discutiram as matérias em pauta por aproximadamente três horas e meia. Felizmente o clima, com o cair da tarde, foi melhorando gradativamente.

O Presidente da casa, Vereador Barbosa, que é alagoano, concedeu-nos uma entrevista para a Rádio Difusora AM da cidade de Pentecoste, oportunidade que falou, entre outras coisas, de seu amor pelo município, de sua disposição em trabalhar pelo povo que lhe acolheu carinhosamente e, adiantou que fará o possível para conduzir o parlamento do município com equilíbrio e total dedicação.

Nessa Sessão Ordinária foram aprovados vários requerimentos dos senhores vereadores e aprovados também Projetos de Lei (cria o novo organograma do Poder Executivo e concede Aumento aos Profissionais da Saúde).

Fonte: Radialista Tabosa Filho