segunda-feira, 11 de julho de 2011

Quadrilha Flor da Terra é a 14ª Melhor Quadrilha do Estado do Ceará


VIII Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas


Colocação
Quadrilha
Município
Pontuação
1º Lugar
Arraiá do Patativa
Assaré
177,40
2º Lugar
Paixão Nordestina
Fortaleza
177,30
3º Lugar
Arraiá Zé Testinha
Fortaleza
177,00
4º Lugar
Fulô do Sertão
Senador Pompeu
170,80
5º Lugar
Cheiro de Terra
Horizonte
169,90

Destaques Individuais
Melhor Marcador – Arraiá Zé Testinha
Melhor Repertório Musical – Arraiá Zé Testinha
Melhor Rainha – Quadrilha Paixão Nordestina
Melhor Casamento - Quadrilha Paixão Nordestina
Melhor Noivo - Quadrilha Paixão Nordestina
Melhor Noiva - Quadrilha Paixão Nordestina

A Quadrilha Flor da Terra do Distrito de Retiro - Tejuçuoca ficou classificada como a 14ª Melhor Quadrilha do Estado do Ceará.
Vai receber uma premiação de R$ 1.000,00
Uma grande vitória! Parabéns Flor da Terra!  

Diário da Justiça Eletrônico publica o calendário para as Eleições 2012

O Diário da Justiça Eletrônico publica, na edição desta sexta-feira (8), o Calendário para as Eleições 2012. A Resolução 23.341/2011, que trata do calendário, foi aprovada pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na sessão do dia 28 de junho e traz as principais datas a serem observadas por eleitores, partidos políticos, candidatos e pela própria Justiça Eleitoral. Em 2012, os eleitores brasileiros vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em 5.566 municípios. O primeiro turno das eleições municipais será no dia 7 de outubro e o segundo turno será no dia 28 de outubro. Para participar das eleições, os partidos terão até 7 de outubro deste ano para obter registro no TSE. O limite é o mesmo para os candidatos filiarem-se às legendas. A partir do primeiro dia do ano da eleição, os institutos de pesquisa ficam obrigados a registrar oficialmente seus levantamentos. Também a partir desse dia, governantes ficam proibidos de distribuir bens, valores ou benefícios gratuitamente. As convenções para escolha dos candidatos devem ocorrer entre os dias 10 e 30 de junho. Nesse período, emissoras de rádio e TV estão proibidas de transmitir programas apresentados por candidato escolhido em convenção. Após isso, partidos e coligações têm até o dia 5 de julho para registrar seus candidatos. No dia seguinte, fica liberada a realização de propaganda eleitoral, como comícios e propaganda gratuita na internet. No dia 6 de agosto os candidatos devem apresentar à Justiça Eleitoral, para divulgação pela internet, a primeira prestação de contas parcial dos recursos recebidos para financiamento de campanha. A segunda prestação de contas parcial deve ser apresentada por candidatos e partidos políticos até o dia 6 de setembro. A propaganda eleitoral gratuita na rádio e na TV começa no dia 21 de agosto e termina em 4 de outubro, três dias antes da realização do pleito.  Nos municípios onde houver segundo turno, a propaganda fica permitida já a partir do dia 8. Em rádio e TV, já pode começar dia 13 de outubro e se estende até o dia 26. No dia 6 de novembro acaba o prazo para partidos e candidatos – exceto os que forem para segundo turno –encaminharem à Justiça Eleitoral as prestações de contas do primeiro. Os candidatos que concorrerem no segundo turno têm até 27 de novembro para prestar contas. O eleitor que não votar no primeiro turno tem até o dia 6 de dezembro para justificar sua ausência ao juiz eleitoral. Quem não votar no segundo turno tem até 27 de dezembro para se justificar. A diplomação dos eleitos deve acontecer até o dia 19 de dezembro.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral
Agencia de Notícias de Justiça Eleitoral
http://agencia.tse.gov.br/sadAdmAgencia/noticiaSearch.do?acao=get&id=1392510

UVC prepara documento para regulamentar o aumento no número de Vereadores nas Câmaras Municipais do Ceará


A União dos Vereadores do Ceará (UVC) está elaborando um documento para orientar as câmaras municipais sobre os procedimentos para ampliação do número de vereadores. A informação é do presidente da instituição, Deuzinho Filho, ao esclarecer que o aumento do número de vereadores está assegurado na Constituição Federal. Ele faz questão de ressaltar que, para assegurar o direito estabelecido pela Emenda Constitucional Nº 58, é preciso que a Lei Orgânica do Município seja alterada até o fim de setembro próximo. Esclarece também que nenhum Município está obrigado a ampliar o número de vereadores e argumenta que essa questão deve ser discutida com a população local. Por isso, explica Deuzinho Filho, a UVC está elaborando um documento, orientando as câmaras sobre todos os procedimentos a serem adotados. Esse documento será distribuído neste mês de julho. Nas recomendações, orienta as câmaras a realizarem audiência pública para debater com a população se há necessidade de ampliar a quantidade de vereadores e quantas vagas devem ser criadas. A constituição estabelece limites que não podem ser ultrapassados, mas não impede de uma câmara permanecer com o número atual ou aumentar as vagas em quantidade inferior a que é permitida. Adverte, no entanto, que qualquer alteração terá de ser feita modificando a Lei Orgânica do Município.


O município de Tejuçuoca poderá aumentar o número de Vereadores na Câmara Municipal para até 11 Vereadores de acordo com o número de habitantes. Isso depende de aprovação de lei pelos atuais vereadores. Desde já deixo claro que o Vereador Guto Mota é a favor desse aumento para dar maior representatividade na Câmara Municipal.

domingo, 10 de julho de 2011

Jornal OPOVO mostra como o dinheiro público é roubado das prefeituras do interior

O POVO revela os mecanismos pelos quais a corrupção toma conta de muitas prefeituras do Interior cearense

Num jogo de cartas marcadas, as licitações de obras e serviços no Interior se tornaram alvo fácil de empresas fraudulentas que seduzem gestores e servidores municipais. O resultado é corrupção, enriquecimento ilícito e manutenção do poder. A empresa libera os pagamentos concedendo a nota fiscal por serviços não prestados - ou mal prestados, ou ainda realizados por servidores do próprio Município.

O rombo nos cofres públicos pode se originar na contratação irregular da empresa que fornece a merenda escolar, realiza o transporte dos estudantes de escolas municipais, aluga veículos, terceiriza serviços. O mesmo método é repetido não apenas por um, mas por vários esquemas de corrupção apontados e investigados pela Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), do Ministério Público Estadual (MPE), em parceria com órgãos controladores estaduais e federais.

Nos últimos dois anos, a Procap denunciou esquemas de corrupção que afetaram pelo menos sete gestões municipais e repercutem até hoje. “A fraude em processo licitatório é a porta de entrada para o cofre onde está o dinheiro público”, assevera o promotor Luiz Alcântara, membro da Procap. As investigações têm apontado que o dinheiro desviado está na conta privada de gestores, parentes de gestores e empresas pertencentes a gestores.

Causas
Mais uma vez, as prefeituras estão no centro das denúncias de corrupção. Segundo os órgãos controladores, há várias explicações para isso. O chefe da Controladoria Geral da União no Ceará, Luiz Fernando Menescau de Oliveira, afirma ter a convicção de que o momento atual, com tantas denúncias de corrupção, reflete maior envolvimento da população, mais transparência, maior acesso aos órgãos controladores e maior engajamento desses órgãos.

Ele reforça a importância da sinergia, que ultrapassa as dificuldades estruturais e segue um plano estratégico pra combater a corrupção. “Cada órgão tem sua expertise. O Ministério Público Estadual (MPE) aciona a Justiça, mas precisa de ajuda no que tange às fiscalizações. Nós, da CGU, podemos fiscalizar recursos federais. Já a Polícia Federal faz levantamentos e investigações. O trabalho está sendo mais efetivo”, argumenta.

Ele elogia o trabalho do Tribunal de Contas dos Municípios, (TCM) que disponibilizou a ferramenta do Portal da Transparência a todos os municípios. “Se temos mais informações, mais transparência, é natural que se encontrem mais problemas relacionados às contas públicas”.

Para ele, o cenário atual revela também mudança de mentalidade. “Sem dúvida, temos hoje o Judiciário acompanhando a evolução das demais instituições, cada vez mais preocupado com os anseios da sociedade”, comemora.

Além do que já foi descoberto, há diversas investigações em andamento. Muito mais coisas estão por vir à tona.

Lucinthya Gomes
lucinthya@opovo.com.br

Fonte JORNAL OPOVO:
http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2011/07/09/noticiapoliticajornal,2265592/como-o-dinheiro-publico-e-roubado-de-prefeituras.shtml

Informativo do Deputado Federal Domingos Neto




Site: www.domingosneto.com.br
E-mail: dep.domingosneto@camara.gov.br
Twitter: @Domingos_Neto
Facebook.com/deputadodomingosneto