sábado, 17 de março de 2012

Relação dos profissionais que irão trabalhar no Programa Segundo Tempo em Tejuçuoca


Foram definidos os profissionais que irão trabalhar na nova edição do Programa Segundo Tempo no Ceará. A Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) divulgou a relação dos aprovados nesta sexta-feira (16). Foram 3.980 concorrentes pelas vagas de monitor, professor e coordenador setorial. Depois do processo seletivo (inscrições, provas on-line e entrevistas), a Coordenação de Esporte (Codesp) fez a avaliação para eleger os 955 profissionais que trabalharão este ano no Segundo Tempo. Eles atuarão nos 466 núcleos distribuídos entre os 184 municípios cearenses.  

Cada professor, monitor e coordenador aprovado deve se apresentar até sexta-feira (23 de março) no núcleo que foi selecionado para atuar. Cada profissional deve comparecer já com a Carta de Apresentação devidamente preenchida. Os candidatos que participaram do processo seletivo e não foram selecionados, encontram-se na condição de classificáveis. Estes poderão assumir as vagas que ainda não foram preenchidas ou serem convocados durante todo o decorrer do projeto.

Programa Segundo Tempo
O Segundo Tempo é um programa do Ministério do Esporte destinado a democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte. Isso de forma que promova o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens. O projeto é desempenhado como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

O Núcleo é caracterizado pela composição de um grupo de 100 crianças, adolescentes e jovens, que sob orientação de profissionais (um professor e um monitor, remunerados pela Secretaria do Esporte) desenvolvem atividades esportivas e complementares. São ofertadas três modalidade a cada aluno. Esse beneficiado deve ter faixa etária entre 7 e 17 anos de ambos os gêneros. É obrigatório ser estudante do ensino público, proveniente de famílias de baixa renda e que se encontra em situação de risco e vulnerabilidade social.

Serão oferecidas 2 modalidades coletivas e 1 individual em cada núcleo, desenvolvidas 3 vezes na semana. Futebol, voleibol, handebol, basquete e futsal estão entre as modalidades coletivas. Enquanto as individuais são atletismo, surf e xadrez.

Em Tejuçuoca os aprovados são: Tyago de Sousa Silva (Professor); Domingos Gomes da Silva (Monitor) e José Clairton Veras Araújo (Monitor).

domingo, 11 de março de 2012

Associação Roque Silva Mota é contemplada no Edital Alberto Nepomuceno



A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará divulga o resultado do Edital Alberto Nepomuceno, nesta sexta, 09. O Edital contemplou o total de 71 Projetos Culturais, sendo 4 de Fortaleza e 67 do interior do Estado, distribuídos em 52 Municípios e atendendo as 14 Macrorregiões do Estado do Ceará.
Fruto da parceria com a Fundação Nacional de Artes-Funarte/ MinC e Secretaria da Receita Federal / Ministério da Fazenda, o Edital, está direcionado à pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, que já exerçam atividades culturais a mais de 2 anos e pessoas jurídicas que também que já desenvolvem projetos culturais envolvendo atividades com violão.
O objetivo do Edital é ceder kits compostos de 10(dez) violões e 1(hum) aparelho de DVD a cada projeto habilitado. Do total de 71 Projetos Contemplados, 17 foram de projetos públicos realizados por Prefeituras e 54 Projetos foram de Ong´s.
De acordo com o secretário, Francisco Pinheiro, o Edital é uma forma de dar continuidade a iniciativa pioneira do músico cearense Alberto de Nepomuceno, que no início do século XX  quebrou paradigmas e democratizou o ensino desse instrumento, fortalecendo assim o desenvolvimento da música popular brasileira, afirma ainda que, o Edital, reforça a política cearense de democratização e acesso às políticas culturais.

A Associação de Ação e Cidadania Roque Silva Mota – AACRSM foi contemplada com mais esse projeto do Governo do Estado do Ceará. Mais beneficio e mais cultura para os jovens e adultos de Tejuçuoca.