sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Tejuçuoca vai ganhar academia do Ministério da Saúde dentro do Programa Academia da Saúde


O Estado do Ceará vai ganhar 85 academias em 81 municípios do Ministério da Saúde do Programa Academia da Saúde. Completam a lista Juazeiro do Norte (2), Crato (2), Caucaia (2), Salitre (1), Russas (1), Saboeiro (1), Santana do Cariri (1), Tamboril (1), Tarrafas (1), Tejuçuoca (1), Várzea Alegre (1), Iguatu (1), Icó (1), Ibicuitinga (1), Icapuí (1), Ipueiras (1), Itaitinga (1), Itatira (1), Itapiúna (1), Limoeiro do Norte (1), Maracanaú (1), Milagres (1), Morada Nova (1), Novo Oriente (1), Canindé (1), Crateús (1), Hidrolândia (1), Pacajus (1), Paramoti (1), Palmácia (1), Pacatuba (1), Pereiro (1), Quiterianópolis (1), Quixadá (1), Quixeramobim (1), Redenção (1), Ibaretama (1), Horizonte (1), Guaiúba (1), General Sampaio (1), Farias Brito (1), Eusébio (1), Deputado Irapuan Pinheiro (1), Choró (1), Chorozinho (1), Acopiara (1), Aiuaba (1), Aquiraz (1), Aracati (1), Aracoiaba (1), Araripe (1), Aratuba (1), Arneiroz (1), Barbalha (1), Capistrano (1), Beberibe (1), Brejo Santo (1), Caridade (1), Cariús (1), Cascavel (1), Cedro (1), Baturité (1) e Cedro (1).
No Brasil todo são 2 mil academias da saúde em 1.828 municípios. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao anunciou os municípios que serão contemplados pelo Programa Academia da Saúde, disse que elas estimulam a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer. O anúncio foi realizado hoje durante a 11ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), em Brasília.
“As Academias da Saúde são mais do que espaços públicos de lazer: trata-se de meios de acesso às práticas corporais pela maioria da população, com impacto direto na qualidade de vida e na saúde das pessoas”, ressalta o ministro. Padilha observa que a construção desses espaços é uma das estratégias do governo federal para a promoção da saúde, prevenção de enfermidades e redução de mortes prematuras por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) – medidas previstas no Plano de Ações Estratégicas para Enfretamento das DCNT.

Lançado em agosto, tem como meta a redução de 2% ao ano das mortes prematuras por essas doenças. O objetivo é alcançar melhorias em indicadores relacionados ao tabagismo, álcool, sedentarismo, à alimentação inadequada e obesidade. Os polos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para a prática de atividade física. As atividades devem estar ligadas aos serviços de atenção básica. Lançada no último mês de abril, a estratégia Academia da Saúde estimula a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer, a exemplo de iniciativas bem sucedidas realizadas em cidades como Aracaju, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Vitória. Os secretários de saúde destes municípios receberam, durante a Expoepi, uma homenagem de Alexandre Padilha.

SEDENTARISMO E OBESIDADE – De acordo com o estudo Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (Vigitel) 2010, 16,4% dos brasileiros são sedentários; ou seja, pessoas que não fazem nenhuma atividade física no tempo livre, nem mesmo nos deslocamentos diários ou em atividades como a limpeza da casa ou outros tipos de trabalho. A pesquisa também mostra que, nos períodos de lazer, 25,8% dos brasileiros passam três ou mais horas em frente à TV, durante cinco ou mais vezes por semana. Além disso, apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre, com maior proporção entre homens (18,5%) na comparação com as mulheres (12%) e existe diferença importante em relação a escolaridade, 12% da populaçao com menos escolaridade é ativa e 20% da população com 12 anos ou mai s de escolaridade é ativa, mostrando a importância de investir em espaços que promovam atividade física para ampliar o acesso da populaçcoa de baixa renda. A Organização Mundial de Saúde recomenda a prática de 30 minutos de atividade física, durante cinco ou mais dias por semana. Outro indicador preocupante se refere ao sobrepeso e à obesidade. O Vigitel 2010 mostra que 48% dos brasileiros estão acima do peso e, desses, 15% são obesos. “A obesidade é, em geral, consequência de alimentação inadequada e inatividade física, o que pode levar ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes, por exemplo”, alerta Deborah Malta.

SAÚDE BRASIL – Durante a Expoepi, como ocorre em todos os anos, são lançadas publicações relacionados ao segmento. Um dos destaques é a edição 2010 do Saúde Brasil – uma análise geral da situação de saúde do brasileiro, desde o nascimento até a morte. A obra, produzida pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, apresenta indicadores demográficos e epidemiológicos e demonstra tendências que poderão subsidiar a definição de novas ações estratégicas e políticas públicas de saúde.

A EXPOSIÇÃO – A Expoepi é promovida pela SVS do Ministério da Saúde, com o objetivo de dar visibilidade às ações de Vigilância em Saúde e discutir aspectos relevantes para o aprimoramento da área. O encontro mobiliza trabalhadores do SUS de todas as regiões e estados. Este ano, está prevista a participação de 2,5 mil profissionais de saúde da rede pública.

Com informações de Debora Pinheiro, da Agência Saúde – Ascom/MS
http://blogs.diariodonordeste.com.br/zonanorte/sem-categoria/saude/18-academias-da-saude-para-zona-norte/

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Radialista Rogilson Brandão de Tejuçuoca ganha Prêmio Sintonia Infância


A ONG Catavento Comunicação e Educação, através do Projeto Sintonia Infância, torna público o resultado do Prêmio Sintonia Infância. Após oito meses de trabalho, foram recebidas, ao todo, 24 produções, sendo entrevistas, notícias, radioteatros, poesias, dentre outras. A avaliação foi dividida em duas categorias: estudantes e radialistas. Participaram da premiação integrantes da Rede de Radialistas Amigos e Amigas da Infância que puderam contar a realidade de meninos e meninas de seus municípios e transmitir nos programas de rádio. O primeiro colocado de cada categoria irá receber um notebook e o segundo lugar, um gravador digital. Em breve, a equipe do projeto entrará em contato para a entrega do Prêmio. Além disso, todas as pessoas que enviaram materiais para concorrer receberão certificado de participação via e-mail. A Comissão do Prêmio Sintonia Infância foi formada pela coordenadora do UNICEF para os estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, Ana Márcia Diógenes, pelo diretor da Rádio Universitária FM, em Fortaleza, e professor da Universidade Federal do Ceará, Nonato Lima, e pela coordenadora pedagógica da ONG Catavento, Marilac de Souza.
Segue abaixo o resultado:

Categoria: Estudantes
1º lugar: Escola Nilson Holanda, em Fortaleza – Ce. Tema: Direitos e deveres das crianças
2º lugar: Escola Luiza Távora, em Jaguaribe – Ce. Tema: Trabalho só na idade certa

Categoria: Radialistas
1º lugar: Julimar Pereira da Silva, de Caxias – Ma. Tema: Toque de acolher e drogas
2º lugar: Rogilson Brandão, de Tejuçuoca – Ce. Tema: Conselho Tutelar



Quero parabenizar ao amigo radialista Rogilson Brandão por mais esse prêmio, mostrando sua competência e dedicação a Rádio São Pedro FM e sempre se preocupando em mostrar a notícia verdadeira e sem maquiagens. Parabéns Rogilson Brandão por mais essa vitória! E parabéns a Rádio São Pedro FM 98,7 por contar com um profissional envolvido com a causa da infância e do adolescente.

Tejuçuoca está em dívida com o Programa Garantia Safra 2010/2011 podendo prejudicar os agricultores


Sete municípios estão inadimplentes no pagamento das parcelas do Programa Garantia Safra. A dívida é referente a safra 2010/2011 e deve ser quitada até esta sexta-feira (4). Todos os municípios devem contribuir anualmente com 3% do valor dos benefícios previstos, ou seja, R$ 20,40 por agricultor, para formar o seguro.


Municípios
Os sete municípios inadimplentes são: Abaiara, Ipaporanga, Poranga, Reriutaba, Tejuçuoca, Trairi e Umari. Sendo que as prefeituras de Ipaporanga e Poranga não pagaram nenhuma parcela, enquanto as demais estão devendo de uma a quatro parcelas.

Recursos
O Garantia Safra é formado pela contribuição dos municípios, mais os recursos do Governo Federal com aporte mínimo de 20% da previsão anual, e do Estado com 6% e do agricultor familiar com R$ 6,80 anuais.

Prejuízos
Segundo do secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, se a prefeitura ficar inadimplente, o município não entrará no Garantia Safra próximo ano. “Por isso é importante o pagamento de todas as parcelas”, enfatizou.

Liberação
Somente serão beneficiados os agricultores de municípios que fizerem a Comunicação de Ocorrência de Perda (COP), dentro do prazo de 180 dias e a partir do início do plantio noestado (01/01/2012), para envio dos laudos de verificação de plantio e colheita.

É fundamental a adesão das Prefeituras Municipais ao programa, por meio do termo de adesão, firmado com o Governo do Estado do Ceará.

Assessoria da SDA

http://politika.jangadeiroonline.com.br/ceara/sete-municipios-estao-em-divida-com-o-garantia-safra/

http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/garantia-safra-sete-municipios-cearenses-estao-inadimplentes-com-o-programa/

terça-feira, 1 de novembro de 2011

II Gincana Cultural da Escola Estadual Deputado Fernando Mota no anexo do Distrito de Retiro







Aconteceu no ultimo sábado (29/10/11) a II Gincana Cultural da Escola Estadual Deputado Fernando Mota - no anexo do Distrito de Retiro. A gincana envolveu toda a comunidade e localidades vizinhas. Durante toda a preparação tivemos o envolvimento de alunos, pais e toda a comunidade. As apresentações superaram as expectativas e foram revelados muitos talentos. A equipe da Região Norte venceu com uma diferença de 20 pontos a equipe da Região Sul. Mais o grande vencedor mesmo foi o público que assistiu com muita empolgação as apresentações culturais.

Parabéns a todas as equipes e a todos os alunos por proporcionar essas belíssimas apresentações culturais.

Parabéns a Escola Estadual Deputado Fernando Mota, a todos os Professores, aos Coordenadores e em especial a Diretora Rita de Cássia (que nasceu e se criou-se no Distrito de Retiro) pela iniciativa de promover a gincana cultural no Distrito de Retiro e com isso valorizar os alunos e a comunidade tão carente desse grande distrito.

Inscrições abertas para o Programa Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR)


Inscrições abertas para o Programa Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR)


Atenção! Jovens de Apuiarés, General Sampaio, Pentecoste e Tejuçuoca. Estão abertas as inscrições para 2ª turma do PEJR.

Em 2010, 32 jovens residentes nos municípios de Apuiarés, General Sampaio, Pentecoste e Tejuçuoca participaram do PROGRAMA EMPREENDEDORISMO DO JOVEM RURAL – PEJR e hoje já desenvolvem projetos produtivos em suas propriedades. A jovem Aparecida Rodrigues, 29 anos, afirma que, no PEJR adquiriu conhecimentos que lhe ajudaram a melhorar e intensificar a produção de aves, tornando-a rentável. “Aprendi a gerenciar a propriedade, saber quanto invisto e quanto lucro com cada atividade, e isso vem fazendo um grande diferencial na minha vida e da minha família que hoje me vêem como um grande potencial mesmo sendo mulher”, enfatiza ela. Podem participar do programa: jovens com idade entre 16 e 29 anos; Ensino médio concluído; residentes nos municípios de Apuiarés, General Sampaio, Pentecoste e Tejuçuoca; com pretensão de permanecer no meio rural e desenvolver ações empreendedoras na região.

Portanto, se você é jovem e deseja tornar-se um empreendedor, aproveite essa oportunidade e se inscreva.

Programa Empreendedorismo do Jovem Rural, desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento Econômico Local (ADEL), em parceria com o Instituto Souza Cruz e Fundação Konrad Adenauer.
As inscrições estão abertas até o dia 20 de dezembro na Sede da ADEL em Pentecoste, Nas Secretarias de Agriculturas e nos Sindicato dos Trabalhadores Rurais dos municípios de Apuiarés, General Sampaio, Pentecoste e Tejuçuoca.

MAIS INFORMAÇÕES:

Agência de Desenvolvimento Econômico Local – ADEL
Site: www.adel.org.br
E-mail: adel@adel.org.br
Fone: 85 – 9199 8416

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Escola Fernando Mota é medalha de prata na Feira Regional de Ciências e Cultura do CREDE 2

Escola Estadual Deputado Fernando Mota consegue um feito inédito para Tejuçuoca, MEDALHA DE PRATA na categoria Robótica Educacional na Feira Regional de Ciências e Cultura promovida pela CREDE 2 no último dia 29 de outubro de 2011, no município de São Gonçalo do Amarante.

A equipe foi composta por Francisca Eridiana Rodrigues Lopes e Bruna Rocha Silva com as orientações do Professor José Mairan Mota Matos, o tema da equipe foi ROBÓTICA EDUCACIONAL: A TECNOLOGIA AJUDANDO NA RECONSTRUÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

O Robô Flora, apelidado carinhosamente, logo após o prêmio por Griselda, foi a atração da feira. A equipe se emocionou com a premiação e agradeceu as outras duas equipes da escola que participaram, aos professores e a diretora Rita de Cássia.
 
 
Parabéns as alunas Francisca Eridiana Rodrigues Lopes e Bruna Rocha Silva! 
Parabéns a Escola Estadual Dep. Fernando Mota, a Diretora Rita de Cássia e toda sua equipe que vem constantemente orgulhando todos os tejuçuoquences!

Artigo - JPTB sobre o Dia Nacional da Juventude

Desejar aos jovens de todo país muito esperança nesse Dia Nacional da Juventude, pois só com esperança podemos ter expectativas de um futuro que nos garanta dignidade. Precisamos ainda muito de esperança. Uma esperança que faça com que nossos jovens acreditem na política. Uma política verdadeira cuidando da vida das pessoas. Esses mesmos jovens que já mudaram a história de nosso país na ditadura. Os mesmos jovens que saíram as ruas e ficaram conhecidos como “os caras pintadas” demostrando a indignação de uma politica desonesta. Esses mesmos jovens que hoje não tem a esperança. Precisamos recuperar a vontade de transformar. Precisamos pintar novamente as nossas caras, precisamos muito nos indignar, pois a falta de esperança nos assusta e nos acomoda. Queremos que nossa juventude tenha um projeto, e que saibam que o futuro depende do que vamos fazer em nosso presente. A juventude precisa entender o poder que tem nas mãos. O mesmo poder de transformas as vidas das pessoas. O poder de se indignar com a corrupção. O poder de fazer mais, fazer melhor. O poder de ser rebelde com que não acredita e não aceita. O poder de errar e tentar novamente. O poder de trazer esperança novamente em uma sociedade cansada de tanto descaso com dinheiro público, onde deixamos de atender as necessidades básicas como saúde, educação, moradia e segurança. Precisamos plantar esperança em nossos jovens. Tenho certeza que o Dia Nacional da Juventude tem como compromisso fazer essa análise, onde podemos pensar como trabalhar para que nossa juventude em vez de lutar, perca-se em um mundo das drogas e que o desgaste político faça com que perca a esperança de transformar seu dia a dia.

Escrito por Graciela Nienov - Presidente da JPTB no Rio Grande do Sul

Faça parte da Juventude PTB de Tejuçuoca 
contatos: gutomotavereador@hotmail.com 

Termina na hoje o prazo para as prefeituras aderirem ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)


Termina na hoje (segunda-feira - 31/10), o prazo para as prefeituras aderirem ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). As redes de ensino que não fizerem a adesão ficam sem os recursos do programa este ano. As escolas públicas também precisam atualizar seus dados cadastrais para serem beneficiadas. Para aderir ou atualizar o cadastro, basta acessar o sistema PDDEweb, disponível na página eletrônica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
“É bom lembrar que as escolas com mais de 50 alunos deverão possuir Unidade Executora Própria (UEx) para serem beneficiadas pelo programa”, afirma José Maria Rodrigues de Souza, coordenador-geral de apoio à manutenção escolar do FNDE.
Criado em 1995, o PDDE repassa recursos diretamente às unidades de ensino para pequenos reparos e manutenção da infraestrutura, além de compra de material de consumo e bens permanentes, como geladeira e fogão. O programa também financia a educação integral e o funcionamento das escolas nos fins de semana, entre outras ações. O orçamento para 2011 é de R$ 1,5 bilhão.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do FNDE

domingo, 30 de outubro de 2011

I Conferência Nacional sobre transparência e controle social


A 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social - 1ªConsocial é uma realização da Controladoria-Geral da União - CGU. E terá etapas preparatórias a realizarem-se de julho de 2011 a abril de 2012 em todo o Brasil, o que deve mobilizar mais de 1 milhão de brasileiros que serão representados por cerca de 1200 delegados esperados para a etapa nacional da Consocial que acontece entre os dias 18 e 20 de maio de 2012, em Brasília. A 1ª Consocial tem como tema central: "A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública" e o objetivo principal de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático. Teremos etapas preparatórias estaduais e municipais, a sociedade poderá debater os quatro eixos temáticos da Conferência participando e realizando conferências livres e virtuais além de programas e atividades especiais como: concursos culturais, debates acadêmicos e seminários. Todas as etapas preparatórias, assim como a nacional, são regulamentadas por um regimento interno, aprovado pela Comissão Organizadora Nacional, que prevê o número de delegados para cada etapa, os eixos temáticos que nortearão os debates e demais normas obrigatórias para a validação das conferências. Há também o Texto-Base da Consocial que, em caráter propositivo, também norteará os debates. Com a realização da 1ª Consocial, as propostas/diretrize resultantes de todo o processo conferencial, subsidiarão a criação de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social, podendo ainda transformarem-se em políticas públicas, projetos de lei e até mesmo, passar a compor agendas de governo em âmbito municipal, estadual ou nacional.
 
Fonte: http://www.consocial.cgu.gov.br/