sábado, 3 de setembro de 2011

TCM reforça fiscalização de olho em 2012


As diretorias de Fiscalização (Dirfi) e de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas dos Municípios já começam a se movimentar para viabilizar projeto de modernização do Sistema de Informações Municipais (SIM) com vistas ao próximo ano. “Vamos melhorar nossos mecanismos de prestação de contas públicas e qualificar cada vez mais nosso trabalho, de olho nos controles externo e social”, diz o presidente do órgão, Manoel Veras.
Em 2012, segundo o diretor da Dirfi, Juraci Muniz Junior, o foco será concentrado em cinco itens: Execução Orçamentária e Contas de Governo, Licitações e Contratos, Pessoal, Lei de Responsabilidade Fiscal e Obras e Serviços de engenharia.
A ordem é apertar o cerco num detalhe: checar a veracidade de informações repassadas por Prefeituras e Câmaras ao tribunal.
DETALHE - Bom não esquecer que 2012 é ano de eleição municipal.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Deputado Domingos Neto coordena seminário de políticas públicas contra as drogas


A Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas promoverá nesta quinta-feira, das 9 às 17h20min, o Seminário Nacional de Políticas Públicas contra as Drogas na Câmara dos Deputados (Auditório Nereu Ramos). O evento consolida as sugestões coletadas nos relatórios dos 14 seminários realizados em cada um estados da federação, informa o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Juventude, deputado federal Domingos Neto (PSB) .
A ideia da Câmara, por meio da articulação da CEDROGA (Comissão Especial de combate às Drogas), é repensar as ações de combate e prevenção ao uso de drogas no país. Domingos Neto (PSB), membro titular da Comissão Especial de Combate às Drogas, considera importante essa iniciativa.
“É fundamental nos voltarmos para essa questão, já que a mortalidade entre os jovens é maior devido a homicídios, acidentes de carro e suicídios, todos, na maioria das vezes, causados por drogas ilícitas e álcool”, acentua.

História da Família Mota

O meu avô, Sr. João da Silva Mota, chegou no Retiro(Distrito de Tejuçuoca) no ano de 1930, só saindo após sua morte. Foram mais de 50 anos oferecendo serviços dedicados a comunidade e como chefe político, mostrou liderança a toda prova, pois em várias disputas eleitorais, era decisiva sua força nos resultados finais. Na trajetória de vida de João da Silva Mota destacamos dentre outras ações:
Preocupado com a educação das crianças e jovens, hospedou sem nenhuma remuneração, várias professoras. Construiu, por conta própria, um prédio onde funcionou a Escola até a chegada do grupo escolar financiado pelo estado, mas edificado em terras cedidas por Seu João Estevão, como era conhecido. Como não havia na região profissionais de saúde, era procurado pelos habitantes aplicando injeções, aplicando soro-antiofídico (reserva própria) e fazendo consultas a médicos em Fortaleza. Na época também não tinha PSF e os médicos de sua família prestaram e ainda prestam assistência médica competente, responsável e gratuita a população. Destacam-se:
Dra. Rita Mota (Filha), Dr. Ivan Moura Fé (Genro), Dr. Moreira (Genro Falecido), Dra. Jaqueline Mota (Neta), Dr. Carlos Renato (Neto), Dr. Daniel Mota (Neto) ,Dra. Mariana Mota (Neta) e Dona Zoraida (Filha de Criação).
Foi eleito vereador de Itapajé, mais renunciou em favor de seu suplente em 1934. Sua família cresceu e muitos de seus filhos e netos assumiram mandatos na área política:
•Francisco Silva Mota – Chico Mota (Filho) foi Vereador de Itapajé.
•José da Silva Mota – Zé Estevão (Filho) foi Vereador de Itapajé.
•Roque Silva Mota – Roque (Filho) foi Prefeito de Itapajé, concluindo seu mandato com morte trágica no ano de 1972.
•Josefa Silva Mota – Zezinha (Filha) foi Vereadora de Itaitinga.
João da Silva Mota Filho – João Mota (Filho) foi Vereador de Itapajé e foi Prefeito de Tejuçuoca por 03(três) mandatos.
•Zélia Mota (Nora) foi Deputada Estadual, sendo na época a primeira mulher do Ceará a assumir tal função.
•Neusa Mota (Nora) foi Vereadora de Itapajé.
•Vanilda Mota (Nora) foi Vereadora de Apuiarés e de Tejuçuoca.
•José Rubens Mota – Zé Rubens (Neto) foi Vereador de Tejuçuoca e Prefeito de Tejuçuoca.
•Jorge Silva Mota Filho – Mota Filho (Neto) é Vereador de Tejuçuoca exercendo seu quinto mandato.
•Francisco Haroldo Fonseca Mota – Haroldo Mota (Neto) foi Vereador de Tejuçuoca e atualmente é Vereador de Itapajé.
•João Mota Matos (Genro) é Vereador de Tejuçuoca exercendo seu terceiro mandato.
•Sergio Moura (Neto de criação) foi Vereador de Tejuçuoca.
•Zélia Mota (Neta) foi Vereadora de Tejuçuoca.
João Augusto Goes Mota – Guto Mota (Neto) é Vereador de Tejuçuoca.
•Francisco Haroldo Fonseca Mota Filho – Haroldo Filho (Bisneto) foi Vereador de Tejuçuoca.
A vida do Sr. João da Silva Mota – João Estevam e sua família sempre foi recheada de liderança política e fundamentada nos valores humanos e de Deus.

Blog do Guto Mota já tem mais de 43.000 acessos em apenas 02 anos


quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Médicos formados por meio do Fies poderão abater dívida optando por trabalhar em cidades como Tejuçuoca

Foi divulgado na última sexta-feira, 26, pelo Ministério da Saúde, a lista dos mais de dois mil municípios onde médicos que custearam a faculdade por meio do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) poderão atuar para abater a dívida contraída com o financiamento dos estudos. A lista também foi divulgada no Diário Oficial da União. O médico que decidir quitar toda a dívida dessa maneira levará aproximadamente oito anos até finalizar, inclusive os juros. Foram escolhidas as seguintes especialidades médicas: anestesiologia, cancerologia, cirurgia geral, clínica médica, geriatria, ginecologia e obstetrícia, medicina de família e comunidade, medicina intensiva, medicina preventiva e social, neurocirurgia, patologia, pediatria e psiquiatria. As cidades foram selecionadas pelo Governo Federal com base na quantidade de famílias de baixa renda e que sejam beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, pois nessas cidades há carência de profissionais de saúde. É válido ressaltar que o médico formado por meio do Fies receberá remuneração igual de outros médicos. O abatimento da dívida do financiamento estudantil acontecerá para que o profissional supra a carência de médicos nas cidades apontadas pelo Governo Federal. Além do mais a adesão é voluntária. Dos dois mil municípios escolhidos, 1.650 ficam localizados na Região Nordeste do País. Dentre as cidades escolhidas no Ceará estão Itapajé, Irauçuba, Itapipoca, Uruburetama, Tururu, Tejuçuoca e Umirim. 
Fonte: Blog do Mardem

Esperamos que com esse incentivo do Governo Federal e um esforço maior da Prefeitura Municipal em remunerar melhor os profissionais de saúde municipais consigamos suprir a necessidade básica de médicos e profissionais de saúde em Tejuçuoca.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Encontro do PTB e da Juventude PTB de Tejuçuoca




No ultimo sábado (27/08/11) aconteceu no Distrito de Retiro o "Encontro do PTB e da Juventude PTB de Tejuçuoca" o encontro teve como finalidade chamar os filiados e dar posse a nova Comissão Provisória Municipal do PTB e da Juventude PTB de Tejuçuoca. Foram convidados os filiados no PTB e foram feitas algumas novas filiações. O Vereador Guto Mota (PTB) falou da importância do trabalho partidário nesse momento político no município de Tejuçuoca alertou que devemos nos organizar e reestruturar o nosso PTB para disputarmos as Eleições de 2012 e que devemos juntar a garra da juventude com a experiência dos mais velhos. O Vereador Dedé Brasileiro (PTB) disse que era um soldado do partido e que estaria sempre junto do partido em todas as decisões. Ficou definido que o partido vai continuar fazendo oposição ao atual Governo Municipal. O ex-Prefeito de Tejuçuoca João Mota no uso de suas palavras colocou seu nome a disposição do partido para disputar as ELEIÇÕES 2012, disse que continuava filiado no PTB, iria continuar inclusive sendo membro da Comissão Provisória, mais que estava deixando a Presidência por estar sem tempo para comandar o partido no município mais estava muito feliz de deixar a Presidência da Executiva Municipal com o Vereador Guto Mota (PTB) que o mesmo com certeza irá reestruturar, organizar e otimizar o PTB de Tejuçuoca. O Presidente do PSB de Tejuçuoca, o Vereador João Matos (PSB) manifestou apoio à decisão do partido e disse que o PSB está disposto a marchar junto com o PTB. Antes de encerrar os trabalhos o novo Presidente da Executiva Municipal do PTB e da Juventude PTB de Tejuçuoca o Vereador Guto Mota (PTB) manifestou sua satisfação pessoal pela instalação da nova Comissão Provisória que vai dar um fôlego novo ao Partido em Tejuçuoca e expressou sua convicção de que o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), por força de seus ideais e de suas propostas, vai ocupar um lugar de destaque na política de  Tejuçuoca.

Primeiro Passo - Jovem Bolsista teve inicio com 25 jovens no Distrito de Retiro



Nesta terça-feira (29/08/2011) teve inicio no Distrito de Retiro - Tejuçuoca o Projeto Primeiro Passo - Jovem Bolsista, uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará em parceria com a Associação de Ação e Cidadania Roque Silva Mota. O mesmo teve inicio nesta terça-feira na sede a Associação Roque Silva Mota que beneficiará 25 jovens do município com cursos profissionalizantes. Os jovens tiveram seus primeiros contatos com as instrutoras Conceição Glaucivane e Mellina Mota e receberam fardamento, crachás e o material do curso. 

O Vereador Guto Mota (PTB), participou da abertura e no uso da palavra destacou mais essa conquista da Associação Roque Silva Mota junto ao Governo do Estado e deu seu apoio e incentivo para os jovens participantes.

O curso terá duração de 04 meses, dividido em duas etapas: A primeira será de conhecimento prático e teórico em cidadania e informática, com duração de 03 meses e a segunda, voltada para o Curso de Auxiliar Administrativo, com duração de um mês. Cada jovem participante receberá uma bolsa no valor de R$ 80,00 reais por mês.

Eleições 2012, pouco mais de um ano para as eleições partidos começam a movimentar as bases em Tejuçuoca







Tejuçuoca

Na "terra do bode" os nomes da vez são esses: João Mota (PTB) três vezes prefeito no município, que terá o apoio do Vereador João Matos (PSB), será a "dobradinha dos Joãos", na situação os nomes são dos Vereadores Mota Filho, Barbosa e Valmar, anotem para conferir.









Tejuçuoca

Em Tejuçuoca a direção do PTB mudou de mãos. Deixa o comando da legenda o ex-Prefeito João Mota (PTB) e assume a presidência municipal o Vereador Guto Mota (PTB). A conferência do partido, ocorrido no último sábado (27/08/11), no distrito de Retiro, apontou os prováveis rumos da legenda na eleição do próximo ano. João Mota oficializou seu nome como Pré-Candidato a Prefeito pela quarta vez. Nas três campanhas em que foi candidato, João Mota foi eleito.  

Fonte: Blog do Mardem - http://blogdomardem.blogspot.com