quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Agentes de Leitura de Tejuçuoca-Ce

Tejuçuoca firmou uma parceria com o Governo do Estado do Ceará. Desta feita a parceria visa a leitura. O Projeto Agentes de Leitura do Ceará foi implantado no município desde abril/2009. Para tanto, os agentes de leitura foram capacitados pela SEDUC onde cada agente estará atendendo 25 famílias. Os agentes estarão atendendo tanto na zona rural bem como na área urbana do município. O projeto tem um articulador no município que é o Rafael Nunes e o projeto está vinculado a Prefeitura Municipal de Tejuçuoca.
Visitando-as regularmente de bicicleta, para realização empréstimos de livros, os agentes promovem cirandas e rodas de leituras comunitárias, movimentando o acervo bibliográfico, articulando bibliotecas e despertando o interesse e o gosto pela leitura. Cada agente selecionado recebe uma bolsa mensal complementar de renda no valor de R$ 354,80, por período de um ano, tempo de vigência do projeto, além de uma bicicleta, uma mochila e um acervo individual de 100 títulos, sendo disponibilizados 1.000 títulos por município e 500 títulos por bairro para a realização de atendimentos domiciliares. Cada agente assiste a 25 famílias com empréstimos de livros, rodas de leitura e contação de histórias junto às famílias de suas comunidades.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Pesquisa UVC com 402 Vereadores

A União dos Vereadores do Ceará (UVC) realizou nesta terça, 25, uma pesquisa eleitoral sobre a corrida ao Palácio Iracema e ao Senado com 402 vereadores presentes ao encontro estadual. Houve duas grandes surpresas: a liderança do senador Tasso Jereissati na disputa ao Governo do Ceará e o excelente desempenho do ministro José Pimentel na luta por uma das duas vagas ao Senado Federal.

Leia abaixo os resultados da pesquisa UVC:

PÚBLICO: VEREADORES E VEREADORAS DO CEARÁ
DATA: 25/08/2009
QUANTIDADE: 402 VEREADORES PRESENTES NO EVENTO

RESULTADOS PARA SENADOR:
* EUNÍCIO OLIVEIRA 30,87%
* JOSÉ PIMENTEL 27,19 %
* TASSO 25,80 %
* OUTROS/BRANCO 16,14 %

RESULTADO PARA GOVERNADOR
* TASSO 34,80 %
* CID GOMES 29,60 %
* LUCIO ALC 25,18 %
* OUTROS 10,42 %

Fonte: UVC - Pres. Deuzinho Filho

terça-feira, 25 de agosto de 2009

XXVI Congresso Estadual dos Vereadores - CE

O ministro José Pimentel (Previdência Social) abriu o XXVI Congresso Estadual de Vereadores do Ceará nesta terça-feira(25/08/2009), no salão de convenções do Hotel Praia Centro, em Fortaleza. A promoção é da União dos Vereadores do Ceará (UVC).
Tivemos ainda a presença do Presidente da Assembleia do Estado do Ceará Domingos Filho, que ministrou uma palestra sobre a PEC 13 da Emancipação do Municípios.
Pela manhã ainda tivemos uma palestra do Prefeito de Maracanaú Roberto Pessoa que falou sobre a Lei que regulamenta a profissão de Moto-Taxista.
Estiveram presentes a Deputada Federal Gorete Pereira, Ex-Governador Lucio Alcântara, Deputado Estadual Delegado Cavalcante, Prefeito Tururu Nonato representando a APRECE, representantes do TCM, Presidente da UVC Deuzinho, diretores da UVC, Presidentes das Câmaras e Vereadores de todo o estado.
O encontro está debatendo a conjuntura nacional, a PEC que trata do aumento do número de vagas de vereadores no País e, também, sobre projeto de implantação, nas Câmaras Municipais, da Sala do Empeendedor voltada para o apoio a pequenos empreendedores que passam a te acesso ao sistema previdenciário.
Os Vereadores Guto Mota, Dedé Brasileiro e João Matos estão representando a Câmara Municipal de Tejuçuoca. O Congresso continua até amanha quarta-feira (26/08/2009).

PEC da Emancipação dos Municípios

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Domingos Filho (PMDB), ministrou palestra na tarde desta terça-feira (25/08), no Hotel Praia Centro, durante o XXVI Congresso Estadual de Vereadores, sobre a PEC nº 13, que devolve aos estados a competência para legislar sobre os municípios. “Esse debate vem para mostrar o andamento desse processo”, explicou o parlamentar.Domingos Filhos fez menção à Comissão de Triagem, Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios da Assembléia Legislativa, presidida por Luis Carlos Mourão. De acordo com ele, os 27 presidentes de assembléias legislativas do País se reunirão no dia 17 de setembro com o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), para discutir a questão. O objetivo do encontro, afirmou Domingos Filho, é garantir medidas favoráveis à PEC. “Caso contrário vamos tomar medidas judiciais”, disse ele.Com a aprovação da PEC nº 13 a competência de emancipar comunidades voltaria a ser do Estado. Todavia, o deputado peemedebista pontuou que as exigências postas aos distritos ‘emancipáveis’ serão bem mais rígidas.Em sua explanação, o presidente do Legislativo cearense lamentou que o Ceará tenha deixado de emancipar vários distritos, “quando os grandes estados brasileiros foram os que emanciparam mais”.
Estava presente durante toda a explanação do Presidente da AL, Deputado Domingos Filho e vi que o Distrito de Retiro que pertence a nossa Tejuçuoca se enquadra nos distritos emancipáveis. Por isso estamos de olho na aprovação da PEC 13.