terça-feira, 13 de abril de 2010

XXVII Congresso Estadual de Vereadores



Cerca de 500 vereadores cearenses estiveram presentes nesta segunda-feira (12), ao XXVII Congresso Estadual de Vereadores para assistir a palestra do Senador Tasso Jereissati (PSDB), pela manhã e a tarde a palestra do Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Deputado Domingos Filho (PMDB).

O líder tucano relembrou que sua trajetória política peculiar, por ele não ter começado como eles. Mas afirmou também que após 12 anos no executivo e agora como legislador, vê o papel dos parlamentares como fundamental. “A Câmara dos vereadores é a verdadeira representação da população. É ele quem vê de perto a pressão do povo por emprego, infraestrutura, por comida. Ele convive com o drama pessoal dos seus vizinhos”, declarou o Senador Tasso.

“Tivemos aqui demonstração incontestavelmente de um líder da nossa política. Tasso foi recebido de pé, eu nunca tinha visto isso em um congresso da UVC. Aquilo foi para mim uma demonstração de respeito credibilidade e compromisso com o povo cearense”, afirmou Deuzinho Filho - Presidente da UVC.

Já o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Domingos Filho (PMDB), e o deputado Heitor Férrer (PDT) proferiram palestras sobre “A Criação de Novos Municípios”, na tarde desta segunda-feira (12/04). Domingos Filho destacou a importância da participação dos vereadores no processo de emancipação de distritos cearenses. O presidente contestou a “visão equivocada” de que criar municípios é distribuir pobreza e destacou vantagens da emancipação, como a proximidade entre a população e governantes. “Muitos distritos não têm sequer contato com a sede do município e a população tem de se deslocar dezenas de quilômetros para ter acesso a serviços básicos como saúde”, argumentou o Presidente da AL - Deputado Domingos Filho.

A Câmara Municipal de Tejuçuoca esteve presente. Os Vereadores Guto Mota, Valmar Bernardo, Dedé Brasileiro e João Matos estiveram presentes no XXVII Congresso Estadual de Vereadores.