sexta-feira, 22 de julho de 2011

Planejamento Plurianuanual Participativo fez o levantamento das demandas da região do Vale do Curu em Itapipoca

A caravana de Planejamento do Plano Plurianual (PPA) do Governo do Estado para o quadriênio 2012/2015 chegou, ontem (21), a Itapipoca. Na oportunidade, representantes e caravanas de Itapipoca,Trairi, Paraipaba, Paracuru, Amontada, Miraíma, Itapajé, Pentencoste, Tejuçuoca, Apuiarés, Umirim, Uruburetama e São Luís do Curu estiveram reunidos no auditório do Centro de Treinamento Diocesano. Prefeitos, Vereadores, Secretários, Líderes Classistas, Presidentes de Associações e Líderes Comunitários elaboraram suas propostas e apresentaram suas demandas a gestão estadual, que estava representada pelo Vice-Governador, Domingos Filho e pelo Secretário de Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo. Os setores de educação, saúde e segurança pública; desenvolvimento, infra-estrutura e saneamento básico; turismo, lazer e cultura, tiveram a oportunidade de expor uma diversidade de prioridades para a região e estas foram apresentadas à caravana governamental. Segundo o Vice-Governador Domingos Filho, essas demandas irão orientar o Governo do Estado para o investimento e implantação de políticas públicas que atendam os anseios da população. “Nosso objetivo aqui é ouvir a população e fazer com que ela tenha a oportunidade de expor aquilo que precisa. Dessa forma garantiremos a satisfação dos anseios”, ponderou. Já o Secretário de Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, destacou que a expectativa é de que nos próximos quatro anos seja investido um montante superior a R$11 bilhões, de forma a satisfazer todas as prioridades destacadas pelas 18 regiões que serão visitadas pelo Governo do Estado. “Esse investimento será fundamental para que possamos construir uma sociedade justa e democrática e para fortalecer ainda mais a economia do Ceará”, disse.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Ministra Ideli Salvati promete a parlamentares cearenses liberar emendas a partir de agosto

O jovem Deputado Federal Domingos Neto (PSB) e o Deputado Federal José Aitton (PT) expõem pauta para Ideli Salvati, em Brasília.

Parte da bancada federal cearense esteve com a ministra Ideli Salvati (Relações Institucionais), nessa terça-feira. Tendo à frente o coordenador-geral o Deputado Federal José Arnon (PTB), apresentou a relação das indicações dos cargos federais pleiteados pelos parlamentares.
Ideli prometeu analisar essas indicações, considerando que algumas delas não passavam pelo seu crivo e sim por outras pastas como era o caso das indicações para as diretorias do Banco do Nordeste do Brasil.
Nessa reunião, foram tratados também assuntos como a liberação das emendas dos parlamentares. Ideli assegurou que, a partir de agosto, seriam iniciadas as liberações dos pagamentos de 2010 e os empenhos de 2011.

Nosso Deputado Federal Domingos Neto (PSB) estava lá presente lutando por recursos para os municípios cearenses e em especial para nossa querida Tejuçuoca.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Vale do Curu e região recebe oficina do PPA - Plano Plurianual Participativo 2012/2015

 
 
A Vice-Governadoria e a Secretaria de Planejamento e Gestão convidam a todos a participar da elaboração do Plano Plurianual Participativo 2012/2015. Será a 14ª OFICINA  no dia 21/07/2011 (Quinta-feira) - 2ª Região - Itapipoca, Trairi, Paraipaba, Paracuru, Amontada, Miraíma, Itapajé, Pentecoste, Tejuçuoca, Apuiarés, Umirim, Uruburetama, Tururu, São Luís do Curu - LOCAL: CETREDI - Centro de Treinamento Diocesano - Itapipoca - Horário: a partir das 08:00hs.

O PPA é um grande plano de governo que organiza as demandas da sociedade nas áreas de saúde, justiça, trabalho e renda, agricultura, entre outras. A nossa Constituição Federal de 1988 (artigo 165) estabelece a exigência da elaboração de um Plano Plurianual Regionalizado para a definição de “diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada”. O PPA define a orientação estratégica do governo, as metas e prioridades para um período de 4 anos, iniciando no 2o ano de um governo e terminando no 1o ano do governo seguinte. O PPA é organizado numa base estratégica composta de princípios, diretrizes, resultados estratégicos de governo, programas e ações. Os princípios são os balizadores que orientam a elaboração e execução do PPA. São exemplos de princípios: ÉTICA, TRANSPARÊNCIA, EFICIÊNCIA, RACIONALIZAÇÃO, PARTICIPAÇÃO. As diretrizes são orientações mais gerais, com as quais o Governo se compromete seguir quando define os seus programas e ações.

14ª OFICINA - Itapipoca
DATA: 21/07 / 2011
2ª Região - Itapipoca, Trairi, Paraipaba, Paracuru, Amontada, Miraíma, Itapajé, Pentecoste, Tejuçuoca, Apuiarés, Umirim, Uruburetama, Tururu, São Luís do Curu.
LOCAL: CETREDI - Centro de Treinamento Diocesano - Itapipoca.
Horário: a partir das 08:00hs.

http://www.ppaparticipativo.ce.gov.br/ 

A articulação está sendo feita pelo ex-Prefeito de Tejuçuoca João Mota que agora é Articulador Regional do Planejamento Participativo e Regionalizado - PPA na macro-região que abrange 14 municípios.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Tejuçuoca ganha um ponto de cultura que será gerenciado pela Associação Roque Silva Mota



A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará(Secult) divulgou a lista dos projetos contemplados do edital Pontos de Cultura do Ceará. O edital prevê a implementação de 100 novos Pontos de Cultura no Estado (sendo 20 para Fortaleza e 80 para o interior). Atualmente existem cerca de 40 instituições conveniadas como Ponto de Cultura.
No estado do Ceará foram 188 inscritos sendo 78 na capital e 110 no interior e região metropolitana. Entre os selecionados estão projetos que contemplam; artes cênicas e integradas, artesanato, culturas populares, expressões artísticas, música, teatro, dança,cultura afro, tradição oral dentre outros.
Os cem projetos selecionados receberão o repasse dos recursos de R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais) em três anos. O Governo do Estado entra em parceria direta com o acompanhamento dos pontos, com capacitações e orientações feitas pelo pontão de cultura do Estado do Ceará.
Ponto de Cultura - O programa Ponto de Cultura é a ação prioritária do Programa Cultura Viva do MinC. Nele, iniciativas da sociedade civil firmam convênio de colaboração com o Governo e tornam-se Ponto de Cultura. Sua responsabilidade é articular e impulsionar as ações culturais que já existem nas comunidades. Atualmente, existem mais de 800 Pontos de Cultura espalhados pelo país e, diante do desenvolvimento do Programa, o MinC decidiu criar mecanismos de articulação entre os diversos Pontos, as Redes de Pontos de Cultura e os Pontões de Cultura.

A Associação de Ação e Cidadania Roque Silva Mota (AACRSM) foi selecionada no edital Pontos de Cultura trazendo mais esse benefício para o Município de Tejuçuoca em especial para o Distrito de Retiro.