quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Vereador Guto Mota foi convidado a fazer parte da Chapa UVC Unida, UVC Forte


O Presidente da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará - UVC - o Vereador de Caucaia Deuzinho Filho (PMN) - convidou o Vereador de Tejuçuoca Guto Mota (PTB) para fazer parte da Chapa UVC - Unida e Forte - O Vereador Guto Mota será o Diretor de Articulação Institucional da UVC.
Além disso teremos o Presidente da Câmara de Tejuçuoca o vereador e amigo Elson que será Conselheiro Efetivo da UVC, junto com outros colegas Presidentes de Câmaras Municipais.
São 02 representantes do município de Tejuçuoca fazendo parte da chapa que concorrerá a presidência da União dos Vereadores e Câmaras do Estado do Ceará. Mostrando que os bons vereadores de Tejuçuoca estão tendo o justo reconhecimento e sendo convidados a fazer parte da diretoria da UVC.


Blog do Movimento UVC Unida e UVC Forte

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

TCM vai retomar o calendário de fiscalizações


O Tribunal de Contas dos Municípios vai retomar, mês que vem, o calendário de fiscalizações. Dessa vez, segundo o presidente do órgão, Manoel Veras, com um perfil completamente renovado de suas equipes de campo, com a incorporação de 60 analistas de controle externo, concursados, e que acabam de passar por período de intenso treinamento. Três pontos caracterizam essa turma: juventude, conhecimento atualizado e vontade de mostrar serviço. Eles comporão equipes mescladas com profissionais experientes. Manoel Veras avisou: os relatórios devem ser objetivos e bem fundamentados; ter atenção na análise das informações colhidas; convivência respeitosa com as partes e interlocução com a sociedade. Espera-se que, ao contrário de 2010, o TCM não divulgue a lista antecipada dos municípios. A surpresa, nesse caso, ajuda.

Fonte: Coluna Vertical - O Povo

O CAOS na saúde pública de Tejuçuoca


O CAOS na saúde pública de Tejuçuoca

É lamentável a situação que se encontra a saúde pública do município de Tejuçuoca. O que mais nos indigna e nos revolta é vermos a total inoperância e ineficiência do poder público em gerenciar esta pasta de fundamental importância para a qualidade de vida do nosso povo. Uma administração que se preza, prioriza políticas públicas voltadas para determinadas áreas, nomeando pessoas que conhecem bem a realidade e as necessidades da comunidade.
 Em Tejuçuoca ocorre diferente. A atual administração adota uma política de CENTRALIZAÇÃO DE PODER, que o Prefeito indica secretários que tem apenas a função de assinar papeis e quem manda mesmo é o Prefeito Municipal. Os secretários não têm autonomia para fazer nada. Pessoas são indicadas para cargos do alto escalão e diretorias na saúde sem ter o mínimo de formação, experiência ou conhecimento na área de saúde. O que vemos acontecer em Tejuçuoca é a total desvalorização no ser humano. Os pacientes e pessoas doentes de localidades mais distantes são obrigados ir de moto de madrugada ao hospital de Tejuçuoca para poder chegar ao mesmo as 03:00hs da manha e ir para Fortaleza fazer exames e consultas de rotina. Porque esse mesmo microônibus não passa pelo distrito de Retiro como era feito nas outras administrações? O argumento do chefe de transportes é que as estradas ruins acabam com os carros e ambulâncias da prefeitura. Mais é melhor acabar os carros ou a população morrer? Qual é a prioridade: a economia financeira ou o ser humano? Esse mesmo questionamento foi feito na Câmara Municipal em 2010 e aprovado requerimento assinado por todos os vereadores. Mais o poder municipal insiste em continuar a maltratar os pacientes que necessitam de ir a Fortaleza.

06 Problemas da Saúde de Tejuçuoca

1. Total desvalorização do ser humano. Os profissionais da saúde são mal remunerados (recebem o menor salário da região. Por isso faltam profissionais de saúde no município) e os pacientes não são tratados como deveriam.
2. Faltam medicamentos no Hospital e nos postos de saúde.
3. Atendimento no Hospital de Tejuçuoca é precário.
4. Falta carro p/ levar os doentes para Fortaleza e p/ levar os doentes das localidades para o Hospital.
5. Falta empenho do poder público em acelerar as consultas, exames e operações mais complexas.
6. Não tem carro p/ transporte para pacientes que necessitam de hemodiálise semanalmente.

Sem dúvidas, a nossa população está desassistida pelo poder público. Dizer que esse é um problema de âmbito nacional não justifica, em hipótese alguma, o que a nossa população, sobretudo a mais carente, vem passando pela ingerência do poder público local. É público e notório que é grande o volume de recursos repassados para os municípios pela União e pelo Governo do Estado do Ceará. Certamente não é pela inexistência de recursos financeiros que a saúde de Tejuçuoca está caótica. Dinheiro tem... falta priorizar e ter vontade de resolver os problemas. É de conhecimento de todos que a saúde diz respeito ao bem-estar e a qualidade de vida de todo cidadão. Esperamos que o gestor tenha essa mesma compreensão e que, manifeste esforços no sentido de melhorar essa área tão complexa e importante para o desenvolvimento de uma população.

Como resolver esses 06 problemas?

1. Priorizar as pessoas: os profissionais de saúde - pagar salários dignos; os pacientes - serem tratados com mais carinho, atenção e respeito.
2. Ter medicamentos a vontade, inclusive medicamentos mais complexos.
3. Melhorar e dar manutenção nos equipamentos do hospital e otimizar o atendimento dos profissionais de saúde em geral. Ter profissionais de saúde, medicamentos e ambulância de plantão no distrito de Retiro p/ atender localidades proximas.
4. Colocar o microônibus p/ ir diariamente p/ Fortaleza passando pelo distrito de Retiro na ida e na volta sempre que for para Fortaleza.
5. Colocar pessoas responsáveis para acompanhar os doentes em Fortaleza para fazer exames e consultas mais complexas.
6. Colocar um veículo para levar os pacientes que precisam de hemodiálise semanalmente.


"Ser Oposição é mostrar os problemas... sempre com críticas construtivas... e mostrando o caminho para chegarmos as soluções"

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Distrito de Retiro-Tejuçuoca sem água!

Na ultima terça-feira (15/02/11), aconteceu importante reunião no distrito de Retiro do Caxitoré, município de Tejuçuoca, quando técnicos da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) buscavam solucionar o problema de abastecimento d’água daquela comunidade. Estiveram presentes o Ex-Prefeito João Mota, o Vereador João Matos, o Vereador Dedé Brasileiro, os técnicos José Milton Café, Flavio Sampaio e Jovenildo Nascimento, do Projeto São José, além de um grande número de populares.
Segundo o Engenheiro do Projeto São José/CAGECE, José Milton Café, desse encontro sairá um relatório constatando que o distrito não possui um sistema de abastecimento d’água satisfatório.
Para o Ex-Prefeito João Mota esse problema é fruto de uma total falta de empenho do poder executivo municipal em querer solucionar o problema de abastecimento d`água no Distrito de Retiro.
Segundo o Vereador João Matos, que luta para resolver esse problema desde 2008, quando através de um projeto de sua autoria foi conseguida a liberação da primeira etapa da obra, essa situação só será resolvida com a intervenção do Deputado Zezinho Albuquerque, com quem esteve no inicio do ano e de quem obteve a informação que o restante da obra já foi licitada. João Matos não entende é o comportamento do Prefeito Municipal de Tejuçuoca que, “Quando a obra estava sendo executada o Sr. prefeito enviou oficio à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA),informando que no distrito do Retiro já existia abastecimento d’água, então, a obra foi paralisada e, até hoje a população sofre com falta deste serviço”