terça-feira, 18 de junho de 2013

Corrupção: CGU acha irregularidades em merenda e transporte escolar e bolsa-familia em Tejuçuoca e outros municípios.


Auditoria da Controladoria Geral da União (CGU) realizada no fim do ano passado constatou irregularidades na execução de diversos programas federais para a área da educação. Foram identificados problemas em todos os sete municípios cearenses investigados, com a maioria das irregularidades envolvendo despesas de transporte de alunos, pagamento de professores e compra de merenda e material escolar. As inspeções ocorreram em Sobral, Groaíras, Hidrolândia, Itatira, Jaguaribara, Pacoti e Tejuçuoca

Uma irregularidade comum encontrada foi a terceirização total para transporte escolar, que permitia que empresas sem quaisquer veículos ganhassem licitações para gerenciar o serviço. Isso ocorreu em Groaíras, Hidrolândia, Itatira, Jaguaribara e Tejuçuoca. Em alguns casos, houve divergências entre as quilometragens anunciadas nos contratos de transporte. Em Jaguaribara, por exemplo, um trecho de 52 km era pago como 140 km.
Além disso, direcionamento de licitações para a contratações de serviços de transporte e merenda escolar foram apontados em Jaguaribara, Itatira, Hidrolândia e Tejuçuoca.
Acesse relatórios da CGU em municípios do Ceará
Página na Internet: http://bit.ly/12GWDTf
Clique no link “relatório”, à direita
Denuncie: www.cgu.gov.br
Na página inicial, em “denúncias”
Tejuçuoca
O Município de Tejuçuoca empregou cerca de R$ 166 mil do Fundeb para o pagamento de professores cedidos a outros órgãos ou municípios, o que é proibido pela lei.
Licitação para transporte escolar de Tejuçuoca teria sido direcionada. Empresa vencedora não tinha condições de realizar serviço, terceirizou a ação e apresentou documentos incompatíveis e carteiras de motorista vencidas.
No relatório do CGU aponta direcionamentos de licitações para merenda ou transporte escolar em Jaguaribara, Itatira, Hidrolândia e Tejuçuoca.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Juiz concede "Mandato de Segurança" a favor dos vereadores de oposição de Tejuçuoca







Juiz de Direito da Comarca Vinculada de Tejuçuoca anulou a formação das comissões permanentes da Câmara Municipal de Tejuçuoca, por obstar aos vereadores do bloco de oposição o direito de participar de tais comissões, não respeitando a proporcionalidade e atentando contra os princípios básicos da democracia.

Na ultima sexta-feira (14/06/2013), no expediente da sessão ordinária da Câmara Municipal de Tejuçuoca, o Vereador Guto Mota (PTB) exigiu o imediato cumprimento do mandato de segurança, impetrado pelo Dr. Carlos Mota, em que anulou o ATO LEGISLATIVO de 01/01/2013 tornando ilegal a atual formação das comissões permanentes da Câmara de Tejuçuoca,  já que essas comissões contavam apenas com a participação dos vereadores da situação e nenhuma representação do bloco de oposição.

Essa foi mais uma vitória contra a arbitrariedade e o autoritarismo imposto pelo grupo político que está no poder e se auto intitulam os "poderosos de Tejuçuoca".

Desta forma os Vereadores Guto Mota (PTB), Eurice Mota (PSDB), Amilton Camelo (PT) e Dedé Brasileiro (PTB) tem seus direitos de participarem e deliberarem sobre os temas das comissões permanentes garantido pela justiça. A Lei é para todos!