segunda-feira, 5 de julho de 2010

Perfil dos Candidatos ao Governo do Estado do Ceará

Perfil Cid Gomes (PSB)


Cid Ferreira Gomes nasceu em Sobral (a 230 quilômetros de Fortaleza) em 27 de abril de 1963. Filho de José Euclides Ferreira e de Maria José Santos Ferreira Gomes, Cid convive com a política desde a infância. Na década de 1970, o pai foi prefeito do município de Sobral e nos anos de 1980, o irmão Ciro Ferreira Gomes, já dava início à trajetória político-partidária. Presidiu o Centro Acadêmico do Curso de Engenharia da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde se formou engenheiro civil.Em 1990, conquistou o primeiro mandato eletivo para deputado estadual e exerceu o cargo de primeiro-secretário da Mesa Diretora. Quatro anos depois, já reeleito, se tornou o mais jovem presidente da história da Assembléia Legislativa do Ceará aos 32 anos. Foi eleito prefeito de Sobral com a votação recorde de mais de 64% dos votos do eleitorado. Em 2000, foi reeleito com mais de 60% dos votos. Mudou-se para Washington D.C, nos Estados Unidos, em 2005. Lá exerceu a função de consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).Em 2006, foi eleito governador, já no primeiro turno, com 62,38% dos votos pela coligação “Ceará Vota para Crescer”, formada pelos partidos PSB, PT, PCdoB, PMDB, PRB, PP, PHS, PMN e PV. Cid Gomes é casado com Maria Célia Habib e tem dois filhos, Rodrigo e Matheus.

Perfil Lúcio Alcântara (PR)


Lúcio Gonçalo de Alcântara nasceu em Fortaleza, em 16 de maio de 1943. Em 1966, formou-se em Medicina pela UFC. Casado com Beatriz Alcântara, Lúcio Alcântara tem dois filhos, Daniela e o deputado federal Leo Alcântara, e dois netos, Lúcio Neto e Lucas.Atualmente é presidente da Executiva Estadual do Partido da República no Ceará (PR) e titular da Academia Cearense de Letras. Filho do ex-governador Waldemar Alcântara e Dolores Alcântara, exerceu seu primeiro cargo político aos 27 anos, como Secretário de Saúde do Ceará (1971-1973), função que voltou a exercer por mais duas vezes, em 1975 e 1991.Foi prefeito de Fortaleza entre 1979 e 1982, período em que criou o Parque Adahil Barreto. Deputado Federal por dois mandatos (1983-1987 e 1987-1991) participou da Assembléia Nacional Constituinte em 1988. Foi Vice Governador do Ceará (1991-94). Em 1995, foi eleito Senador. Em 2002, foi eleito Governador do Estado do Ceará para o mandato de 2003-2007.

Perfil Marcos Cals (PSDB)


Marcos César Cals de Oliveira nasceu no dia 11 de janeiro de 1964. É filho do ex-ministro de Minas e Energia, César Cals de Oliveira Filho, que também foi governador do Ceará e senador da República.
É formado em Sociologia pela Universidade de Fortaleza. Em 1986, com apenas 22 anos, conquistou a primeira vitória nas urnas pelo extinto PDS, sendo eleito o mais novo deputado estadual da história do Brasil.Atualmente, está no exercício do sexto mandato na Assembleia Legislativa. Foi deputado estadual constituinte em 1989 e ocupou por duas vezes os cargos de primeiro-secretário e de presidente da Casa. É um dos fundadores do PSDB.Em 2007, Marcos Cals licenciou-se e assumiu a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, de onde saiu em março de 2010, para reassumir o mandato de deputado estadual.

Perfil Marcelo Silva (PV)


Marcelo Silva nasceu em Maranguape no dia 8 de setembro de 1946. É filho de Raimundo da Silva Braga e Sarah Carvalho da Silva. É graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará e pós-graduado no Curso de Metodologia e Projetos de Desenvolvimento Municipal e Urbano, Ministrado pela Escola Nacional de Serviços Urbanos.Possui pós-graduação ainda em Gestão de Cidades, pela Universidade de Fortaleza. Curso Especialização em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará – UFC; Elaboração de Plano Diretor, com carga horária de 224 horas – sob o Patrocínio do IPLANCE – Fundação Instituto de Planejamento do Ceará, (1989); e Especialização em Saneamento e Controle Ambiental (360 horas/aulas – Patrocinado pela Universidade Federal do Ceará, (1993). Foi vereador em Maranguape no período de 1993 a 1996; Eleito prefeito do município em 1997 e reeleito para uma nova gestão que só foi encerrada em 2004. Já em 2005, aceitou o convite da prefeitura de Fortaleza e assumiu a titularidade da Secretaria Executiva Regional III (SER III), onde atuou até 2008. Atualmente é presidente do Partido Verde no Ceará.

Perfil Soraya Tupinambá (PSOL)


Soraya Vanini Tupinambá iniciou a militância política no movimento estudantil universitário, em 1986, quando começou o curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará (UFC).Durante sua vida acadêmica, participou de duas gestões do Centro Acadêmico do curso de Engenharia de Pesca e de duas gestões do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFC. Na época, a entidade teve uma forte atuação em oposição ao governo Fernando Collor. Ainda no movimento estudantil, Soraya foi diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE).No mesmo período em que ingressou no movimento estudantil, Soraya Tupinambá filiou-se ao Partido da Libertação Proletária (PLP) e, com o fim deste, ao Partido da Frente Socialista (PFS). Soraya não integrou o Partido dos Trabalhadores (PT). No PSOL, encontrou a possibilidade de fazer parte da formação de uma esquerda que se renova, que se desafia a desconstruir a lógica das alianças de ocasião, e que busca afirmar e vivenciar um outro modo de fazer política.