terça-feira, 16 de agosto de 2011

Sabedoria por Mahatma Gandhi


"O que mais me impressiona nos fracos, é que eles precisam de humilhar os outros, para se sentirem fortes...
Não existe um caminho para a paz. A paz é o caminho!"

"Eu creio em mim mesmo. Creio nos que trabalham comigo, creio nos meus amigos e creio na minha família. Creio que Deus me emprestará tudo que necessito para triunfar, contanto que eu me esforce para alcançar com meios lícitos e honestos. Creio nas orações e nunca fecharei meus olhos para dormir, sem pedir antes a devida orientação a fim de ser paciente com os outros e tolerante com os que não acreditam no que eu acredito. Creio que o triunfo é resultado de esforço inteligente, que não depende da sorte. Creio que tirarei da vida exatamente o que nela colocar. Serei cauteloso quando tratar os outros, como quero que eles sejam comigo. Não caluniarei aqueles que não gosto. Não diminuirei meu trabalho por ver que os outros o fazem. Prestarei o melhor serviço de que sou capaz, porque jurei a mim mesmo triunfar na vida, e sei que o triunfo é sempre resultado do esforço consciente e eficaz. Finalmente, perdoarei os que me ofendem, porque compreendo que às vezes ofendo os outros e necessito de perdão."

Mahatma Gandhi.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Inaugurada a 27ª Vara Federal de Itapipoca



O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima, encerrou na última semana uma jornada de inaugurações de varas federais no interior do Ceará, com a instalação da 27ª Vara Federal de Itapipoca. Ele inaugurou as sedes definitivas das 22ª vara, em Crateús, e da 24ª, em Tauá, uma ação em cumprimento à Lei 12.011/09, que determina a interiorização da Justiça Federal.
A 27ª Vara Federal tem competência exclusiva para conciliação, processamento e julgamento das causas de até 60 salários mínimos, ligadas aos Juizados Especiais Federais (JEFs). Mais de 475 mil habitantes dos municípios de Acaraú, Amontada, Itapagé, Itapipoca, Itarema, Miraíma, Paraipaba, São Luiz do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama serão beneficiados.
Sob a titularidade da juíza federal Paula Emília Moura Brasil, a vara foi instalada nas dependências da Justiça Eleitoral em Itapipoca. Mas, de acordo com o presidente do TRF5, é por pouco tempo. “A construção da sede definitiva é uma realidade. A implantação da Vara obriga a União a colocá-la como prioridade”, afirmou.
Paulo Roberto de Oliveira Lima adiantou que, em breve, também terá competência plena. “Aparentemente, os projetos afeitos aos JEFs são de pouca importância, mas eles têm um significado imenso na vida de cada cidadão que busca seus direitos. E a soma do interesse de cada um representa recursos de monta injetados na economia e na qualidade de vida do município”.
Para a juíza federal Paula Emília, assumir a titularidade da 27ª Vara é uma honra. Acostumada com as causas dos JEFs, visto que deixa a titularidade da 19ª Vara Federal de Sobral e traz consigo cerca de 40% dos processos que hoje lá tramitam, ela considera essa vertente jurídica mais humana e complexa. “Embora todos precisem muito, nem todos têm direito ao que pedem. Mas ser juiz é ser verdadeiro com suas convicções e emoções, independente da natureza da causa”.
Fonte: TRF5