Além de já estar à frente das articulações para a Mesa Diretora da Assembleia, mensagem do Executivo, que será votada hoje, dá novas funções ao vice-governador. Entre elas, acompanhar projetos especiais e questões sociais
Um vice-governador turbinado. Além das demonstrações de confiança do governador Cid Gomes (PSB), Domingos Filho terá mais poder, formalmente, que seu antecessor, Francisco Pinheiro (PT). Num pacote de mensagens encaminhado ontem à Assembleia Legislativa, há uma proposta que “define as atribuições do vice-governador”. Uma demonstração de força política do peemedebista, que, mal assumiu a vice-governadoria, já é cotado como sucessor “natural” de Cid daqui a quatro anos.
No texto encaminhado pelo Palácio Iracema, o papel do vice-governador é de, entre outras atribuições, “participar e compor colegiados e conselhos de órgãos da administração direta e indireta estaduais e federais no Ceará; coordenar a elaboração, acompanhar e avaliar a execução de projetos especiais visando a participação e mobilização social; exercer outras articulações políticas com a sociedade e suas representações sociais”.
Ao anunciar, na última quarta-feira, a “tendência” da composição de partidos na Mesa Diretora, o governador deu a senha do poder delegado a Domingos Filho. Disse que ele está à frente das negociações com as siglas, alegando que o vice tem bom trânsito entre os parlamentares.
ENTENDA A NOTÍCIA
Coordenar a elaboração de projetos especiais e mobilização social são algumas das “tarefas” delegadas ao vice-governador, Domingos Filho. Fica clara a intenção de Cid Gomes de dar força política ao peemedebista. Tal prestígio já vislumbra especulações acerca da sucessão ao Governo, em 2014.
Fonte: Jornal OPOVO
Nenhum comentário:
Postar um comentário