sábado, 1 de outubro de 2011

Para refletir... Dicas de um Campeão!



Todo mundo sabe exatamente o que não fazer quando o carro atola numa estrada barrenta: acelerar fundo. Se não for uma máquina 4×4, está na cara que a roda vai afundar ainda mais. Pois é exatamente o que fazemos, o que acaba dando mais trabalho a quem chegar pra ajudar.

Muitas vezes nossa cabeça funciona assim. Estamos enrolados, sem foco no raciocínio, atolados com um problema que não conseguimos resolver, e o que fazemos? Começamos a listar mentalmente todas as encrencas que temos que encarar – questões imediatas, outras de longo prazo, questões profissionais, outras pessoais, todas começam a disputar no tapa a atenção dos nossos neurônios, nos deixando ainda mais confusos e frustrados por não saber como sair daquele atoleiro.

Recentemente passava por uma situação dessas. Um problema estava me imobilizando e, já que não conseguia resolvê-lo, o cérebro ligou seu infalível mecanismo de auto-sabotagem: passou a lembrar de outros perrengues que estavam em busca de solução. Claro que nada foi resolvido.

Aí me lembrei do meu amigo, o megacampeão Bernardinho. É um cara que sempre me intrigou. Como pode comandar uma seleção tantas vezes campeã? Uma única derrota vira um drama nacional. Um título não conquistado é um desastre – e olha que, não sei por quê, toda hora  nossa seleção de vôlei está disputando um mundial!

Um dia nos encontramos e perguntei: o que você fala pros jogadores? Como consegue fazê-los manter o foco? Bernardinho me respondeu algo que parece muito simples e óbvio: pede que eles pensem apenas numa única coisa – a próxima jogada. O mundo não existe, os problemas estão trancados no armário do vestiário e, naquele instante, eles não estão disputando todo um campeonato. Só a próxima jogada interessa.

Uma pequena tarefa após a outra. No final da sequência de pequenos feitos, um gigante é derrubado. Essa foi a lição que tirei de um papo rápido. Você não completa uma maratona pensando nos 40 quilômetros que tem pela frente e sim, se dando conta de que precisa dar um passo, depois outro, depois outro. Assim fica fácil. Mas é preciso clareza e serenidade. Aí, seus problemas acabaram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário