quarta-feira, 17 de março de 2010

Carvão Ecológico produzido em Tejuçuoca-CE

Em Tejuçuoca o carvão vegetal tradicional produzido, em alguns casos, de forma clandestina e utilizando mão-de-obra escrava ou infantil, está ganhando um concorrente de peso. É que, na Fazenda Caiçara, localizada neste município, está surgindo a primeira unidade de fabricação de carvão ecológico do Norte e Nordeste. Ou seja, a confecção de tabletes prensados onde os resíduos de carvão de churrascaria, caieiras, casca de coco e outros tipos de fibras são triturados. O material recebe um aglutinante à base de fécula de mandioca, depois é prensado e colocado para secar, tornando-se tabletes, que foram denominados de briquetes de carvão. O briquete de carvão vegetal, considerado correto e 100% natural, já consolidado no mercado europeu e norte americano, começa a disputar espaço nas prateleiras de algumas redes de supermercados e postos de gasolina do Ceará. Além da questão ambiental, o briquete promete rendimento maior e tem um outro aliado: o preço competitivo.
De acordo com o proprietário da fábrica, Francisco Lopes da Silva, o carvão vegetal é feito de argila, cinzas e um sub-produto da mandioca. Não faz fumaça e queima mais rápido e, o mais importante, preserva a natureza e dá vida ao meio ambiente. Na visão do prefeito Edilardo, o carvão ecológico será, sem dúvida, a grande saída para evitar os crimes ambientais. "Em Tejuçuoca já existe essa consciência de que a produção de carvão é um problema ambiental. Diferente do que pensam os ambientalistas, devemos reconhecer que existe o fator sobrevivência, onde várias famílias dependem dessa atividade. Ninguém faz carvão porque ama a profissão. Para quem conhece, é um trabalho insalubre e de difícil execução", diz o prefeito. O Vereador Guto Mota, disse que irá apoiar o Projeto de Lei no sentido de premiar aquelas pessoas que ajudem na preservação do meio ambiente. "Caminhamos juntos no sentido de mudar a consciência da população para não agredir a natureza", frisou o Vereador Guto Mota-PTB.
Pelo método tradicional, são necessários dois metros cúbicos de madeira para produzir um metro cúbico de carvão. Com a nova tecnologia do carvão ecológico, não é preciso utilizar a madeira e usa-se menos mão-de-obra, além de não ser poluente. Quatro quilos de briquete equivalem a dez quilos de carvão comum. O preço também é atrativo: entre R$ 7 e R$ 8 o pacote de quatro quilos.
O carvão ecológico é um produto fabricado com resíduos de carvão e aglutinante natural. Excelente para uso em churrasqueiras, fornos de pizzaria e de panificação. Substitui com eficiência a lenha e o carvão vegetal. Possui as seguintes vantagens: alto poder calorífico (maior que a lenha e do carvão vegetal); alta temperatura de combustão; não produz labareda (não queima a carne); queima por mais tempo mantendo uniforme a temperatura do forno ou da churrasqueira em regularidade térmica; queima sem emitir fumaça nem odores desagradáveis; produto higiênico, não suja as mãos nem o ambiente de trabalho; fácil manuseio com menor espaço de estocagem; vem com acendedor; 100% ecológico, não emitindo gases tóxicos como nos fornos de barros tradicionais. O acendimento é muito simples, bastando fazer uma pequena pilha em forma de pirâmide, posicionando-se o acendedor no meio dos briquetes. Com um fósforo, fazer o acendimento e deixar a pilha sem mexer até que todos os briquetes estejam em brasa, o que deve acontecer em no máximo 15 minutos. Ao contrário do carvão, não há necessidade de mexer ou abanar durante esse tempo. Basta esperar a formação das brasas e espalhar os briquetes acesos em uma camada uniforme e começar a assar o churrasco. Quando usado em fornos de pizzaria ou de panificação, não há necessidade de retirar os briquetes de dentro da embalagem, sendo necessário somente posicionar o acendedor no meio dos briquetes e colocar fogo. A partir daí, na medida da necessidade, é só alimentar o fogo com as embalagens sem precisar abrir.
MAIS INFORMAÇÕES
Associação dos Moradores de Caiçara - (85) 9606.5241 / 3323.2011
tejubol@hotmail.com

Um comentário:

  1. Fico extremamente feliz em ver que nosso município tem uma preocupação efetiva com o meio ambiente. São essas ações que demonstram o quão grande e sábio é nosso progresso.
    Pauline Barreto

    ResponderExcluir