quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O CAOS na saúde pública de Tejuçuoca


O CAOS na saúde pública de Tejuçuoca

É lamentável a situação que se encontra a saúde pública do município de Tejuçuoca. O que mais nos indigna e nos revolta é vermos a total inoperância e ineficiência do poder público em gerenciar esta pasta de fundamental importância para a qualidade de vida do nosso povo. Uma administração que se preza, prioriza políticas públicas voltadas para determinadas áreas, nomeando pessoas que conhecem bem a realidade e as necessidades da comunidade.
 Em Tejuçuoca ocorre diferente. A atual administração adota uma política de CENTRALIZAÇÃO DE PODER, que o Prefeito indica secretários que tem apenas a função de assinar papeis e quem manda mesmo é o Prefeito Municipal. Os secretários não têm autonomia para fazer nada. Pessoas são indicadas para cargos do alto escalão e diretorias na saúde sem ter o mínimo de formação, experiência ou conhecimento na área de saúde. O que vemos acontecer em Tejuçuoca é a total desvalorização no ser humano. Os pacientes e pessoas doentes de localidades mais distantes são obrigados ir de moto de madrugada ao hospital de Tejuçuoca para poder chegar ao mesmo as 03:00hs da manha e ir para Fortaleza fazer exames e consultas de rotina. Porque esse mesmo microônibus não passa pelo distrito de Retiro como era feito nas outras administrações? O argumento do chefe de transportes é que as estradas ruins acabam com os carros e ambulâncias da prefeitura. Mais é melhor acabar os carros ou a população morrer? Qual é a prioridade: a economia financeira ou o ser humano? Esse mesmo questionamento foi feito na Câmara Municipal em 2010 e aprovado requerimento assinado por todos os vereadores. Mais o poder municipal insiste em continuar a maltratar os pacientes que necessitam de ir a Fortaleza.

06 Problemas da Saúde de Tejuçuoca

1. Total desvalorização do ser humano. Os profissionais da saúde são mal remunerados (recebem o menor salário da região. Por isso faltam profissionais de saúde no município) e os pacientes não são tratados como deveriam.
2. Faltam medicamentos no Hospital e nos postos de saúde.
3. Atendimento no Hospital de Tejuçuoca é precário.
4. Falta carro p/ levar os doentes para Fortaleza e p/ levar os doentes das localidades para o Hospital.
5. Falta empenho do poder público em acelerar as consultas, exames e operações mais complexas.
6. Não tem carro p/ transporte para pacientes que necessitam de hemodiálise semanalmente.

Sem dúvidas, a nossa população está desassistida pelo poder público. Dizer que esse é um problema de âmbito nacional não justifica, em hipótese alguma, o que a nossa população, sobretudo a mais carente, vem passando pela ingerência do poder público local. É público e notório que é grande o volume de recursos repassados para os municípios pela União e pelo Governo do Estado do Ceará. Certamente não é pela inexistência de recursos financeiros que a saúde de Tejuçuoca está caótica. Dinheiro tem... falta priorizar e ter vontade de resolver os problemas. É de conhecimento de todos que a saúde diz respeito ao bem-estar e a qualidade de vida de todo cidadão. Esperamos que o gestor tenha essa mesma compreensão e que, manifeste esforços no sentido de melhorar essa área tão complexa e importante para o desenvolvimento de uma população.

Como resolver esses 06 problemas?

1. Priorizar as pessoas: os profissionais de saúde - pagar salários dignos; os pacientes - serem tratados com mais carinho, atenção e respeito.
2. Ter medicamentos a vontade, inclusive medicamentos mais complexos.
3. Melhorar e dar manutenção nos equipamentos do hospital e otimizar o atendimento dos profissionais de saúde em geral. Ter profissionais de saúde, medicamentos e ambulância de plantão no distrito de Retiro p/ atender localidades proximas.
4. Colocar o microônibus p/ ir diariamente p/ Fortaleza passando pelo distrito de Retiro na ida e na volta sempre que for para Fortaleza.
5. Colocar pessoas responsáveis para acompanhar os doentes em Fortaleza para fazer exames e consultas mais complexas.
6. Colocar um veículo para levar os pacientes que precisam de hemodiálise semanalmente.


"Ser Oposição é mostrar os problemas... sempre com críticas construtivas... e mostrando o caminho para chegarmos as soluções"

4 comentários:

  1. Adorei o texto sobre a saúde de Tejuçuoca no Blog. Pode arrochar ai, quem sabe os profissionais da saúde num recebem um aumento! rsrsrsr...
    São verdadeiras tuas palavras, não tenha medo de dizer a verdade! Eu rezo todos os dias para que nem eu nem minha família precise de trabalhos na área da saúde. Só sabe como ela é de fato quando se precisa!

    ResponderExcluir
  2. esse problema vem d varias administrações.que bom que na localidade de retiro esta sendo construído um ótimo hospital(pra mim tomar uma glicose nas minhas ressacas)coisa que era pra ter sido feito a muito tempo.

    ResponderExcluir
  3. NUNCA A SAÚDE DE TEJUÇUOCA ESTEVE TÃO ABANDONADA! TEMOS QUE MUDAR ISSO!

    ResponderExcluir
  4. NOSSA TEJUÇUOCA NÃO TEM SAÚDE! NÃO TEM PREFEITO! NÃO TEM SECRETÁRIA DE SAÚDE! COMO É QUE UMA PEDAGOGA VAI SER UMA SECRETÁRIA DE SAÚDE? SÓ NA TEJUÇUOCA MESMO! É PRECISO TER UMA POLÍTICA PÚBLICA DE VALORIZAÇÃO DA SAÚDE DE TEJUÇUOCA.

    ResponderExcluir