quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Tejuçuoca está entre os três municípios do Ceará com risco de surto de dengue





Tejuçuoca está entre os três municípios do Ceará com risco de surto de dengue





Segundo o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2012, 3 municípios do Ceará estão em risco de surto de dengue. Quixadá, Tejuçuoca e Baturité têm alto potencial de proliferação do mosquito. Outras oito cidades cearenses estão em alerta.
Entre os 8 municípios que estão em alerta, dois são da Região Metropolitana de Fortaleza: Caucaia e Horizonte. Completam a lista  Tauá, Canindé, Quixeramobim, Parambu, Pacatuba e Crateús.
Para ser classificado em situação de risco, o município precisa apresentar larvas de mosquito em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados. Para o risco de alerta, o número deve estar entre 1% e 3,9%.
Dos municípios pesquisados em todo o Brasil, 77 apresentaram situação de risco.
R$ 173,3 mi contra a dengue
Visando o combate ao mosquito transmissor da dengue e o controle da doença, o Ministério da Saúde repassará R$ 173,3 milhões a todos os estados e municípios brasileiros. O valor representa um aumento de 87% em relação à verba destinada às ações de vigilância e prevenção da dengue.
A pesquisa
O levantamento foi realizado pelas secretarias municipais de saúde e traça um panorama geral para a identificação de focos concentrados de reprodução do mosquito transmissor da dengue e foi realizada em 1239 municípios de todo o Brasil, um acréscimo de 31% com relação à pesquisa de 2011.
Preocupação com o período de transição de governos
Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, os novos prefeitos não devem descuidar das medidas de prevenção da doença. “Nós fazemos um alerta e um pedido para que os prefeitos municipais, nesse período de transição, não deixem de dar continuidade às ações de combate à dengue", afirmou o ministro.
FONTE:
JORNAL DIARIO DO NORDESTE
JORNAL OPOVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário